A Democratização do Crédito Passa Também pelo ERP
Pesquisas apontam que em torno de um terço da população brasileira adulta não tem acesso a crédito. Isso significa cerca de 45 milhões de pessoas que não se relacionam da melhor forma com seus recursos e as possibilidades geradas com o uso planejado da oferta de crédito, no mercado financeiro.
As Fintechs, que têm se popularizado significativamente desde 2013, chegaram para mudar o panorama. E, em parte, isso se deve ao uso pontual e estratégico de novas tecnologias, como o avanço dos smartphones, a tecnologia em nuvem, a inteligência artificial e o data analytics.
Veja, neste artigo, como essa democratização de crédito passa diretamente pelas Fintechs e qual pode ser a função de um ERP nessa realidade.
O Papel das Fintechs Atualmente
Embora o crescimento das Fintechs seja evidente, bem como a aceitação do público nos serviços e produtos oferecidos, essas startups do setor financeiro ainda têm muito chão pela frente na democratização do crédito.
Especialmente, em vista ao amplo alcance dos bancos tradicionais no mercado. Em 2019, a estimativa do Banco de Compensações Internacionais (BIS) era de que as Fintechs respondessem por apenas 0,5% do estoque total de crédito do setor privado.
Mesmo com uma fatia pequena do mercado, as Fintechs já mostram uma série de avanços que têm modificado a maneira de lidar com o crédito, como por exemplo:
- Mais eficiência e concorrência no mercado de crédito;
- Rapidez e desburocratização nas transações financeiras;
- Melhores condições de negociação para a redução do custo do crédito;
- Menos burocracia no acesso ao crédito.
A Democratização do Crédito
A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) aponta que a quantidade de crédito disponibilizado pelas Fintechs cresceu 300% anualmente, desde 2016. Num primeiro momento, as Fintechs trabalhavam para solucionar as distorções mais visíveis do mercado, dando opções para quem já tinha acesso ao crédito. Para o futuro, o desafio é oferecer crédito para quem ainda não existe no sistema financeiro. Algo complexo, mas que está na mira das Fintechs.
ERP e o Acesso ao Crédito de Forma Simplificada
E pensando na necessidade crescente de fluxo de caixa e acesso ao capital, o Vensis Cloud ERP agora está integrado ao Sky.Simple. Uma plataforma que oferece uma nova experiência no consumo de serviços financeiros:
O diferencial do Sky.Simple é que ele utiliza as informações do Vensis Cloud ERP e aplica uma inteligência, onde rapidamente disponibiliza títulos e taxas para antecipação de recebíveis.
Com essa nova integração entre o Vensis Cloud ERP e o Sky.Simple, você pode alongar o prazo de pagamento para os seus clientes e continuar recebendo o valor a curto prazo.
Sky.Simple disponibiliza de forma automática todas as NFs disponíveis para antecipar as taxas. Em até 4h o dinheiro cai na sua conta.
Suas vendas com prazo alongado tornam-se viáveis para mais clientes!
Por meio dessa parceria entre o Vensis Cloud ERP e a plataforma Sky.Simple, o acesso dos usuários é simplificado e ele tem mais controle para obter a melhor forma de crédito. Tudo isso:
- Sem custo para clientes Vensis Cloud;
- De maneira 100% digital;
- Com acesso ao crédito em curto prazo;
- Com facilidades para alongar o prazo de pagamento dos seus clientes;
- Sem gerar dívidas para a sua empresa.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.