A Estratégia da Sua Distribuidora Está Alinhada Tanto no Físico Quanto No Digital?
Durante a quarentena, entre 2020 e 2021, 61% dos consumidores aumentaram suas compras online. Isso se consolidou mesmo com o afrouxamento das restrições sociais.
Essa é uma excelente notícia para os lojistas virtuais, que podem esperar um aumento significativo nas vendas. Mesmo com as pessoas saindo mais e indo às lojas físicas, o número de compras online cresceu bastante.
Esse é um reflexo da confiança que os consumidores estão tendo na capacidade de comprar produtos sem sair de casa.
Daí, a importância para a sua distribuidora esteja com uma estratégia alinhada tanto no físico quanto no digital. Pois é hora de entender que as ações on-line chegaram para ficar, e isso inclui o seu segmento de atuação.
Entenda, a seguir, um pouco mais sobre esse mercado e como equilibrar essa estratégia na sua distribuidora!
Como se comporta o consumidor B2B
O mercado B2B deve conhecer, já, a necessidade em construir e sustentar um relacionamento com o seu público-alvo. Só que é por isso que o alinhamento entre o físico e o digital já se tornou uma necessidade fundamental.
Ambos os ambientes estão em constante mudança, e é essencial que as empresas estejam atentas às novas demandas do consumidor para oferecer a melhor experiência possível.
O objetivo deve ser sempre manter um bom relacionamento com clientes e prospects, buscando soluções que atendam às suas expectativas.
Pois o canal digital tende a ser o primeiro contato de um novo cliente (ou mesmo um consumidor já ativo no seu cadastro) com as empresas.
Apenas como efeito comparativo: diariamente, são feitas 3,5 bilhões de pesquisas no Google. Imagine quantas oportunidades você pode estar perdendo ao não construir estratégias on-line.
O equilíbrio entre o físico e o digital
Vale destacar, contudo, que a atenção em um meio não significa a negligência do outro.
Equilíbrio é o ponto-chave, aqui. É fundamental mapear toda a jornada de compra do seu público-alvo, primeiramente. Isso permite que você compreenda, exatamente, onde concentrar seus esforços e ações de abordagem, relacionamento e de alinhamento a cada etapa do processo.
Consequentemente, você se mostra presente nesses momentos de necessidade, consideração e de tomada de decisão do seu público. Onde quer que ele esteja.
Confira, a seguir, algumas dicas sobre o assunto:
- sua marca não precisa estar presente nas primeiras abordagens. Aproveite para oferecer um papel mais consultivo, próximo e amigável. Tire dúvidas, faça comparações e ajude o consumidor a tirar as suas próprias conclusões a respeito dos diferenciais da sua empresa;
- dê atenção às dores e necessidades do seu público. Isso faz toda a diferença para alinhar as suas soluções a elas e, também, para gerar conhecimento sobre o que seu consumidor de fato precisa;
- crie conexões e gere condições personalizadas de contato, propostas e de relacionamento;
- use estratégias de marketing para nutrir o prospecto de informação. Quando ele estiver preparado, encaminhe-o para o seu setor de vendas.
É importante, também, estabelecer uma estratégia de negócio omnichannel. Isso significa uma atuação mais ampla e diversificada de atendimento, integrando canais de vendas (tradicionais e digitais). Isso gera mais oportunidades, facilita o contato e concretiza novas oportunidades de negociação, certamente.
O primeiro passo para isso
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