A Necessidade de Fazer o Controle Patrimonial
Gestores industriais têm que lidar com diversos fatores e elementos que influenciam — positiva e negativamente — na performance de suas empresas. E é por meio da ciência dos resultados que novos investimentos podem ser realizados. Não à toa, o controle patrimonial é parte fundamental dessas decisões amparadas com certezas, e não palpites.
Quer entender o valor dessa prática para o seu negócio? Siga com a leitura deste post!
O que é Controle Patrimonial e Qual é a sua Importância?
Tudo aquilo que a sua empresa possui de ativos — sejam eles tangíveis e intangíveis — devem fazer parte do seu controle patrimonial. Pois é por meio dele que você tem uma noção precisa do valor do seu negócio e também pode alinhar-se à legislação vigente com relatórios financeiros transparentes.
Como resultado, fica fácil atrair investidores e mantê-los na empresa, uma vez que o bom controle patrimonial serve também para gerar mais credibilidade à sua marca.
Quais são os Benefícios dessa Prática?
Sem o controle patrimonial, empresas tendem a perder a visão geral sobre seu crescimento. Além disso, gastos supérfluos podem se tornar comuns, nesse ínterim, uma vez que ninguém sabe ao certo quanto a organização lucra, investe e necessita vender para estar em franca competitividade com a concorrência.
Portanto, os grandes benefícios de investir no controle patrimonial podem ser definidos da seguinte maneira:
- Impede a depreciação — tanto a fiscal quanto a contábil;
- Oferece um controle mais preciso a respeito dos lucros e também de eventuais prejuízos que ocorram;
- Permite acesso à certificações de qualidade, promovendo mais valor à sua marca;
- Segurança jurídica (o que também acarreta em penalizações e multas com o fisco, entre outros órgãos fiscalizadores;
- Garante mais qualidade à sua gestão;
- Redução de riscos.
Com isso tudo, vale reforçar a atração de investidores e também a precisão a respeito do que a sua própria empresa necessita para estar em constante desenvolvimento.
Como fazer um Controle Patrimonial?
Agora que já vimos o conceito e os benefícios do controle patrimonial, entenda omo aplicá-lo na prática dentro da sua empresa, de maneira centralizada e eficiente!
Veja, a seguir, as dicas que separamos para você inspirar-se passo a passo:
- Comece pela elaboração do inventário do seu patrimônio (faça uma vistoria completa de todos os seus bens — inclusive, o estado de conservação dos imóveis, caso os tenha);
- Realize uma avaliação dos seus ativos, que consiste em identificar o valor de mercado de cada um deles;
- Estabeleça um processo de revisão da vida útil dos seus ativos;
- Determine a taxa de depreciação;
- Execute um Teste de Impairment, que tem o objetivo de avaliar se os ativos estão desvalorizados.
Vale observar que o seu controle patrimonial pode ser um trabalho — ainda que burocrático — mais preciso, ágil e monitorável por meio do auxílio tecnológico.
Sistemas, como o Vensis ERP, que integrem os departamentos e atualizem, em tempo real e de maneira automatizada, as suas informações, têm mais facilidade para gerar os resultados esperados ao longo do seu controle patrimonial.
__
Entre em contato conosco e conheça nossa ferramenta!