Automação de Vendas para Distribuidoras
A automação de vendas é uma evolução natural para empresas que procuram novas — e melhores — formas de se relacionar com os seus clientes, almejando resultados gradativamente maiores.
Afinal de contas, soluções tecnológicas, como um CRM, têm papel determinante nessa revolução do trabalho: menos atividades burocráticas e repetitivas para os seus vendedores, que podem se ocupar mais em oferecer uma experiência de compra melhor para o consumidor.
Vamos ver, então, como isso pode ser alcançado? Confira este post que traz os benefícios da automação de vendas na sua rotina!
O que é a Automação de Vendas?
Na teoria, toda automação visa substituir uma necessidade manual de realizar determinada atividade pelo trabalho de máquinas ou softwares.
Mas, na automação de vendas, é necessário frisar que, mais do que o uso de softwares, ela é o planejamento e a execução de uma gama de ações, estratégias, práticas e culturas voltadas para o sucesso do cliente.
Aplicando esses esforços, congregando a equipe para a automatização de tarefas, o uso da tecnologia se torna natural. Para os vendedores, isso significa um auxílio significativo nas estratégias de vendas, já que eles vão contar com a programação desses softwares para acompanhar cada etapa do fluxo de vendas na sua empresa.
Quais são os Benefícios de Investir na Automação de Vendas?
Retirar o peso de diversas atividades da sua equipe, deixando-as automatizadas e funcionais. Isso vai refletir imediatamente na rotina da organização.
A seguir, vamos mostrar quais são esses aspectos positivos!
Aumento de Produtividade
Com menos interação com processos de vendas, sua equipe pode engajar mais em atividades analíticas, estratégicas e personalizadas para melhorar a experiência de compra dos clientes.
Organização do seu Funil de Vendas
Um CRM permite que seja observado, por exemplo, em qual etapa se encontra cada uma de suas oportunidades de negócios em andamento. Isso facilita a organização e a estruturação do seu funil de vendas para trazer mais controle das oportunidades e, também, insights de novas estratégias para atrair e reter o seu público-alvo.
Redução de Custos
A matemática, aqui, é simples: a automação de vendas minimiza a necessidade em dedicar tempo e esforços em atividades mecânicas e menores.
É uma relação direta com o tempo investido em um trabalho e que a sua solução tecnológica vai assumir imediatamente. Assim, tornando-se mais produtivos e com mais tempo livre, os resultados são melhores sem a necessidade de aumentar o seu investimento.
Como o CRM pode Ajudar na Automatização de Vendas?
Sua distribuidora ganha um reforço de peso com o CRM. Afinal de contas, essa solução integrada oferece oportunidades múltiplas de crescimento para o seu negócio, como:
- Concentração, em um só lugar, de todas as informações dos clientes, permitindo gerenciamento do fluxo de trabalho do setor comercial;
- Qualificação dos leads por meio de critérios pré-definidos;
- Relacionamento com o cliente com ações programáveis, como o envio de e-mails ou mensagens automáticas por outras plataformas, como o WhatsApp;
- Agendamento de reuniões;
- Gerenciamento de e-mails e chamadas recebidas;
- Fechamento da venda com a assinatura de contratos — tudo feito digitalmente e de maneira automática após realizadas as atividades previstas na conclusão do negócio.
Que tal ver na prática como a automatização de vendas tem tudo a ver com a sua distribuidora e pode contribuir com o crescimento da sua marca? É só falar com um de nossos especialistas!