Backup e a perda de dados: conheça os 3 passos para evitar prejuízos.
O aumento alarmante nos casos de perda de dados nos leva à pergunta: “Vai acontecer comigo?” Saiba mais sobre o backup e como ele evita enormes perdas à sua empresa.
Nunca o Backup foi tão vital para empresas de todos os segmentos e portes. Segundo dados da Kroll levantados com mais de 500 executivos pelo mundo, 85% das empresas já sofreu algum tipo de ataque cibernético. Tem sido cada dia mais comuns as notícias destes ataques (Ransomware, por exemplo) que sequestram dados de empresas, entidades e até mesmo órgãos governamentais provocando a perda de dados.

Backup
Seja para onde for que apontemos nossas análises, os dados mostram que a pergunta correta não é mais “se” e sim “quando” vai acontecer. Por mais que nos preocupemos com isso e tomemos ações preventivas, estamos sempre com
algum risco, seja de um novo ataque, uma falha ocasional do equipamento ou mesmo da má fé de algum funcionário ou prestador de serviços. Em todos estes casos existe uma única salvação: o Backup.
Sem o devido controle e manutenção do Backup o trabalho para recuperação dos dados é muito grande e o investimento para isso também. Em todos os tipos de situação pode ocorrer perda de dados parciais ou totais de forma definitiva.
Está na hora de levar a segurança a sério
Se sua empresa não possui uma política bem definida e estabelecida de Backup comece imediatamente!
Muitos empresários, diretores, gerentes ou coordenadores não estão familiarizados com esse mundo que envolve a tecnologia da informação e consideram o assunto complexo. Mas não há segredos. O principal é agir.
Custos de recuperação de dados, perda de controle de processos, perda de clientes, multas e outros problemas estão entre as consequências nefastas da perda de dados para o seu negócio.
Portanto, seguem 3 orientações básicas sobre a rotina de Backup de seu banco de dados.
1- Política de Backup
O primeiro passo é estabelecer um processo de Backup com frequências determinadas. Por exemplo, Backup diário de dados do sistema de gestão e semanal para todos os demais dados e arquivos.
O passo seguinte é estabelecer locais de armazenagem com acesso restrito/controlado. Por exemplo, cópia em HD externo diário e Backup na nuvem semanal. Seja como for, o importante é este processo ser seguido religiosamente.
A disciplina é o único meio de o Backup se manter como alternativa final quando a perda acontecer!
2 – Armazenamento do Backup
Em um procedimento correto de Backup, não basta criar cópias dos arquivos e do banco de dados dentro do mesmo servidor ou em estações de trabalho na mesma rede. Este é um erro muito comum nas pequenas empresas.
Estes Backups locais não atendem a todas as possíveis causas de parada, como por exemplo: furtos, assaltos, incêndios e afins. Assim, é muito importante ter cópias em outros dispositivos móveis, que possam ser levados para outro local, fora das instalações físicas da organização.
Existem vários tipos de dispositivos físicos que podem ser utilizados: HDs externos, DVDs, CDs, Pen Drives e serviços de armazenagem e Backup na nuvem são os exemplos mais comuns.
3 – Validação do Backup
Outra questão importante sobre a prática do Backup é o teste da restauração total do sistema.
Será que estamos fazendo Backup de todas as informações necessárias? Será que vamos conseguir restaurar corretamente todos os dados do sistema? O nosso Backup está sendo corretamente gerado?
Estas perguntas básicas devem constar no procedimento e ser respondidas em um teste de restauração, que é a simulação da recuperação total dos dados.
Essa simulação será a validação final de todo processo de Backup, atestando que em caso de necessidade real o processo funcionará com o a menor perda de tempo possível.
A frequência com que a validação deve ser feita também tem que constar na política de Backup abordada no item 1, assim como as mídias ou meios de armazenamento e locais de armazenagem.
Conclusão
Não há mais possibilidade de se empreender sem cuidar da segurança de dados e a única forma de realmente garantir a continuidade dos processos do seu negócio é através do Backup.
O Backup não pode ser feito de qualquer jeito. Deve ser feito através de um processo planejado e executado à risca, assim como o teste de restauração e validação dos arquivos para certificação se o Backup está apto a ser utilizado a qualquer momento.
Verifique com urgência se a sua empresa está com estes 3 pontos incorporados à sua rotina. Caso não esteja, aja imediatamente! Cada dia a mais sem garantir a segurança dos dados pode ser o primeiro de uma grande dor de cabeça!
Precisa de ajuda?

Ajuda
Se você não é um cliente Vensis e gostaria de conhecer mais sobre como temos ajudado empresas de diversos portes e segmentos na gestão, entre em contato com nosso comercial através do e-mail comercial@vensis.com.br.
Caso você já seja um cliente Vensis e não implementou ainda as operações descritas neste artigo, entre no site Vensis Cloud Backup e conheça nossos planos de backup. Ou converse diretamente com o setor de atendimento através do e-mail atendimento@vensis.com.br e solicite a visita de um consultor de implantação para orientá-lo.