Como Manter Sua Força de Vendas Atualizada Com Suas Estratégias
Até pouco tempo atrás, barreiras comunicativas e gargalos de informação eram comuns — e, quem sabe, justificáveis em certo sentido — nas empresas. Mas com o acervo tecnológico e a possibilidade de concentrar todos os dados em um só lugar, e automaticamente atualizados em tempo real, não há mais desculpas para deixar sua força de vendas sem essa estratégia.
Pois sistemas ERP, por exemplo, colocam os setores da sua empresa “na mesma página”, simultaneamente. As alterações no setor de estoque são percebidas pelo setor de vendas no mesmo instante. Isso evita o compromisso de venda, de determinada solução em curto prazo, sem a garantia de que a empresa consegue suprir essa demanda.
Vamos ver, então, porque mais a sua empresa deveria considerar soluções como o ERP para garantir ainda mais poder à sua força de vendas!
Informações centralizadas em um só lugar
Como destacamos no exemplo anterior, a transformação digital trouxe mais capacidade analítica e estratégica aos gestores e precisão às decisões corporativas. E por um motivo aparentemente simples: as informações são atualizadas em tempo real para toda a empresa. Isso agrega alinhamento à força de vendas e aos outros setores que vêm antes e depois do seu fluxo de trabalho.
Sem falar que esse processo, que ocorre de maneira automatizada, minimiza a necessidade de preenchimentos manuais. Seus funcionários ficam livres de atividades repetitivas mecânicas e falíveis (como um erro de preenchimento) e podem se ocupar mais em vendas estratégicas. Tudo para tornar a experiência dos clientes mais personalizada e assertiva!
Dados que geram insights e apontam gargalos produtivos
Outra maneira de garantir poder de negociação à sua força de vendas é a partir da análise de informações (inteligência de dados) que soluções como o ERP permitem.
Pois, sabendo quais indicadores monitorar — e por meio do acompanhamento desses dados atualizados automaticamente — fica mais fácil analisar padrões. O que se converte em insights para compor estratégias de venda personalizadas.
Além disso, seu time comercial consegue se preparar melhor para diferentes cenários, como:
- histórico de compras (individual e coletivo);
- sazonalidade;
- argumentos de resistência;
- jornada de compra.
Entre outros dados que conferem a identificação de oportunidades e de gargalos e carências no processo de vendas da sua equipe.
A versatilidade de soluções como o ERP
A partir da automatização de processos e de soluções como o ERP, você desenha toda a sua estratégia de vendas. Isso, alinhado ao comportamento do seu público-alvo, permite que você tenha todo o planejamento para cada etapa desse processo. E, assim, consiga melhorar o potencial de vendas a cada negociação.
Só que nem tudo é tão simples quanto as palavras escritas neste artigo. Alinhar a sua força de vendas com os recursos de um ERP demanda trabalho, alinhamento e conhecimento prático. Algo que podemos ajudar em todas as frentes! Quer saber mais a respeito do municiamento de mais poder à sua força de vendas? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas agora mesmo!