Como o ERP pode Auxiliar na Estratégia de Marketing
Muito já falamos sobre a importância de um ERP dentro da organização. Abordamos a parte financeira, administrativa e logística, entre outras. Mas poucas vezes citamos como um ERP pode auxiliar na estratégia de marketing.
Um desafio latente na gestão de um negócio é conciliar administração da rotina da empresa, acompanhamento de resultados e tomada de decisões. É nesse momento que a tecnologia aparece como solução prática, viável e determinante para a profissionalização da gestão.
O ERP, como bem sabemos, é uma solução que integra todos os setores. Ele proporciona um aumento na produtividade, controle maior de dados, automação e mais assertividade no gerenciamento dos processos. Nesse artigo apresentaremos agora 5 pontos do marketing em que o ERP pode auxiliar.
5 benefícios do ERP na estratégia de marketing
1 – Organização de Cadastros
Quem já trabalhou com marketing sabe que uma das dificuldades do setor é acessar o histórico de fornecedores e produtos já trabalhados pela empresa. Levando em conta que a rotatividade na área é grande, dificilmente se encontra informações de forma organizada sobre onde algo foi comprado, com quem e para quê.
Uma solução de ERP é capaz de eliminar esse problema. Acessar notas fiscais, boletos de pagamento, contratos e qualquer informação referente a contratações é rápido e fácil. A inteligência fica disponível e compartilhada com a empresa, não mais restrita ao colaborador que exerce a função.
2 – Relacionamento e Conhecimento do Público
Qualquer planejamento de marketing parte do conhecimento de seu público. Através de um ERP é possível ter o controle dos dados cadastrais de seu cliente (sexo, idade, localização geográfica, profissão, grau de escolaridade), sabendo quais serviços adquiriu, em quais momentos e por qual canal. São dados essenciais para a criação de personas e definição do público-alvo.
A segmentação na estratégia de marketing é regra na busca de leads qualificados. Um ERP é o melhor aliado para isso.
3 – Mensuração de Resultados
Falou em ERP, lembrou de relatórios. E nenhuma ação de marketing pode ser avaliada sem a análise de dados concretos. É a partir da mensuração de resultados que um gestor saberá identificar o sucesso ou fracasso de sua estratégia, possibilitando assim mudanças de curso ou maior investimento.
Como o ERP faz o controle de todas as informações da empresa, é possível também mensurar o ROI (retorno sobre investimento), mostrando o resultado e eficiência da campanha.
4 – Novas Inspirações
A partir da criação dos relatórios básicos e importantes para o dia-a-dia do marketing, o gestor pode visualizar outros números também significativos para o negócio e que não foram anteriormente levados em conta. São tantas as possibilidades de cruzamentos de dados relativos aos clientes e negócios, que ideias novas podem surgir a partir do manuseio dos mesmos dados.
5 – Crescimento das Vendas
O ERP agrega na inteligência. Com acesso ao dados reais da empresa, é possível, por exemplo, entender quais itens estão com pouco giro no estoque. E assim planejar uma campanha de venda focada naquele produto. Isso é independência para a gestão de marketing.
Ele possibilita também o acompanhamento de propostas e orçamentos, permitindo que o time de marketing saiba o momento exato de intervir para uma nova aproximação.
_____
Essas são algumas das possibilidades que o ERP proporciona ao setor de marketing, tanto no âmbito digital quanto no marketing tradicional. Entre em contato e saiba mais sobre como o Vensis ERP pode auxiliar a sua empresa.