Como o ERP pode Auxiliar na Precificação do seu Produto ou Serviço
A precificação é um detalhe fundamental que divisa a lucratividade de sua empresa e possíveis prejuízos. Afinal de contas, sem o valor correto de etiqueta em seus produtos ou serviços, você pode estar cobrando a menos, ou a mais, de maneira que espante os clientes em potencial. O que pode nem cobrir os custos e despesas de produção e manutenção do seu negócio.
No entanto, vale perceber que essa tarefa burocrática tem um grande aliado, atualmente: o ERP. Por meio dele, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de precificação justa e que agregue mais valor à sua marca.
Entenda, aqui, como isso funciona!
O Trabalho de Precificação
Existem ações que são determinantes para uma boa precificação, independentemente do uso de um ERP para auxiliar. A seguir, vamos destacá-las!
Custos e Despesas
O que está associado — direta e indiretamente — com a produção de suas soluções e a manutenção da sua empresa? Isso precisa constar no seu processo de precificação, uma vez que vai ditar a quantidade de vendas necessárias para manter o seu negócio rentável e, portanto, lucrativo.
Demanda de Mercado
É fundamental observar, também, as exigências do seu setor de atuação (como órgãos regulatórios) e impostos. Lembre-se que os custos associados vão nortear a sua precificação, e uma boa maneira de saber por onde começar é com um olhar crítico na sua concorrência.
Fluxo de Caixa
Seu fluxo de caixa diz muito sobre a precificação de suas soluções. Especialmente, para saber se os resultados têm coincidido com as previsões e, consequentemente, se você consegue sustentar os mesmos preços ou se novas estratégias devem ser adotadas.
O Papel do ERP na Precificação
O ERP organiza processos no geral. Por meio da integração de informações, a atualização de dados em tempo real e os módulos que conectam diferentes setores da sua empresa, a precificação ganha contornos de simplicidade e eficiência na sua composição.
Para você, fica mais fácil ter os dados à mão (e com alta precisão e confiabilidade) para tomar decisões ágeis e assertivas. Especialmente porque, além dos pontos anteriormente citados, o ERP é uma solução que permite a definição veloz da sua margem de lucro.
Assim, o próprio ERP realiza cálculos que vão chegar a uma precificação justa, atrativa para o consumidor e que agregue resultados para o seu negócio.
É uma grande ferramenta de gestão, portanto, que tem ganhado mais espaço entre empresas dos mais variados setores e de diferentes portes. Não à toa, esse tipo de solução é uma das grandes tendências em tecnologia industrial. Basta, contudo, entender na prática como cada um dos recursos do ERP pode servir, não apenas para compor a precificação das suas soluções, mas para colocar todo o seu fluxo de trabalho em harmonia, uniformidade e excelência.
Para ver como isso funcionaria de maneira alinhada às necessidades e objetivos do seu negócio, entre em contato conosco e descubra como o ERP pode ser o grande aliado da sua gestão!