Como o ERP pode Estimular o Sucesso do Cliente
Independentemente da solução que você ofereça, a sua empresa e os seus concorrentes têm, pelo menos, um objetivo em comum: o sucesso do cliente.
O termo também é comumente utilizado em inglês — customer success — e tem tudo a ver com o seu significado, que é o de cumprir e/ou ultrapassar as expectativas do seu consumidor, gerando inteligência de negócios em um novo patamar.
Para tanto, há um meio de alcançar o sucesso do cliente de maneira inovadora, e da qual poucos dos seus concorrentes fazem uso no dia a dia: uma solução de ERP.
Para saber mais a respeito, siga com esta leitura, e descubra como a tecnologia aplicada no ERP pode estimular o sucesso do cliente!
O que é o sucesso do cliente?
O conceito de sucesso do cliente não é recente, mas a sua relevância determinante para gerar diferenciais competitivos, é. Afinal, percebeu-se que a retenção de clientes é mais acessível do que o custo para atrair novos consumidores.
E, a fim de mantê-los satisfeitos com a sua empresa, eles devem ter uma experiência livre de problemas, ágil e até mesmo capaz de superar as suas expectativas e exigências.
Para tanto, deve existir um planejamento específico, tendo como base a premissa de conquistar o cliente. E isso significa compreendê-lo, a fundo, para melhorar a eficiência operacional por trás de uma simples consulta aos seus serviços e/ou produtos.
Como desenvolver o sucesso do cliente na empresa?
Após o trabalho inicial de conhecer o perfil do seu consumidor ideal — aprender a respeito dos seus hábitos, desafios, problemas e soluções que os seus produtos ou serviços podem oferecer — é importante usar essas informações e, com isso, transformá-las em instrumentos para o sucesso do cliente.
Alguns exemplos disso:
- Realização de ofertas com as soluções mais comercializadas;
- Envio de e-mails personalizados para o perfil de cada cliente;
- Ações de pós-venda para certificar-se de que a aquisição atendeu às expectativas;
- Disparo de novas ofertas com base no histórico de compra de cada cliente.
Vale destacar, complementarmente, que a sua empresa tem que estar por dentro das principais métricas que fortalecem o desenvolvimento de suas estratégias de sucesso do cliente.
Churn Rate, Custo de Retenção de Clientes (CRC) e Customer Satisfaction Score (CSAT) são alguns deles. É importante conhecê-las para que você aprenda como usar esses dados para mapear os processos da sua empresa e, com isso, melhorá-los constantementee.
Como usar esses dados em benefício da empresa?
É inegável que, com o uso estratégico de boas soluções tecnológicas, a sua empresa ganha mais segurança e controle sobre tudo o que ocorre — interna e externamente.
Em respeito às métricas citadas no último tópico, por exemplo, é importante levar em conta que o ERP ajuda na compilação, organização e na avaliação analítica das informações de acordo com os seus objetivos.
Dessa maneira, é possível cruzar e identificar se os índices estão de acordo com as estratégias da empresa. Assim, rapidamente planos de ação podem ser instaurados para garantir ajustes pontuais e resultados ainda melhores.
Além disso, o ERP é uma solução diferenciada por oferecer:
- Precisão no Controle de Estoque, garantindo que os vendedores sempre saibam, exatamente, se a venda poderá ser respeitada — o que também facilita a gestão de fornecedores nesses casos;
- Registro dos hábitos e comportamentos dos clientes. O que facilita o planejamento de ações que abordem, de maneira personalizada, o perfil de clientes;
- Automatização de processos. Assim, os colaboradores cuidam mais dos interesses dos clientes, enquanto as tarefas mecânicas e repetitivas são realizadas de automaticamente.
Quer saber por onde começar usando o ERP para transformar a relação com o seu público? Entre em contato conosco e descubra como a nossa solução atua, de maneira personalizada, na valorização de suas estratégias para garantir o sucesso do cliente!