Como o workflow ajuda a resolver problemas da empresa
Workflow — termo em inglês para fluxo de trabalho — é o método que a empresa pode utilizar para organizar toda a sua rotina produtiva. Para isso, um mapeamento é realizado, identificando as etapas da sua rotina, passando por todos os setores.
Os debates atuais sobre a importância da integração de departamentos têm motivo, então: isso ajuda a definir e a otimizar o seu workflow constantemente.
Mas como isso funciona na prática? Neste post, vamos explicar tudo para você. Confira!
O que é workflow?
Qual é a primeira etapa da realização de cada trabalho? O que está presente no meio desse processo? Qual é a última etapa?
Ter isso definido e saber previamente quais são as etapas já mostra o seu worfklow — todo o fluxo de trabalho na sua empresa.
Imagine isso como uma cadeia lógica de etapas. E é isso o que acontece em qualquer empresa: um setor encaminha a sua parte, finalizada, para o seguinte. E isso sucessivamente até a etapa final (que pode ser a conclusão de uma venda ou o trabalho de pós-venda, por exemplo).
Quais são as vantagens em desenhar um workflow para a empresa?
Existem bons motivos para considerar o mapeamento do seu workflow. Veja, abaixo, alguns deles:
- redução de custos;
- minimização de desperdícios e etapas repetidas no processo de trabalho;
- mais eficiência operacional;
- transparência no processamento de informações;
- mais colaboratividade entre os integrantes e os setores em cada etapa de trabalho;
- melhoria dos processos de maneira contínua.
Por consequência, a sua gestão é otimizada. Só que isso tudo, claro, reside na teoria da aplicação do workflow?
Quais são, então, as maneiras de inseri-lo na rotina do seu empreendimento?
Como definir o workflow do seu negócio?
O primeiro passo para isso consiste na avaliação da sua empresa. Qual é o momento dela? Quais são seus objetivos em curto, médio e longo prazo?
Quais são os riscos que mais ameaçam o aumento de vendas, a eficácia e os resultados?
Ter essas respostas ajuda a analisar o seu empreendimento com mais dados à mão.
Além disso, é fundamental mapear todos os processos para entender como eles se relacionam com os outros. Essa é uma ótima maneira de otimizar o workflow e descobrir oportunidades e também gargalos produtivos.
Mudar por etapas também ajuda na organização e na análise do que funciona e do que deve ser replanejado. O monitoramento de métricas é ótimo para isso, servindo de parâmetro para o seu constante acompanhamento.
Por fim, uma solução tecnológica faz toda a diferença para capacitar a sua gestão e torná-la mais automatizada, analítica e estratégica. Soluções como um ERP, por exemplo, dão a você um controle geral da sua organização, atualizando dados em tempo real. E isso tudo de maneira digitalizada e integrada.
Ou seja: fica muito mais fácil desenvolver (e monitorar) um workflow dessa maneira.
Mas se você ainda não sabe por onde começar essa mudança transformadora na sua empresa, entre em contato conosco! Nossos especialistas podem mostrar para você, de maneira personalizada, os efeitos impactantes de um sistema de gestão desses no seu dia a dia!