Implementando a Cultura de Dados no seu Negócio de Distribuição
Inteligência de dados é algo fundamental para o desenvolvimento de empresas, atualmente. E isso inclui o seu negócio de distribuição.
Afinal de contas, a relação cada vez mais aprofundada com soluções tecnológicas tem gerado uma necessidade maior, igualmente, de acompanhar os dados gerados pelos usuários em seus sites e sistemas.
Essa cultura de dados é um divisor de águas para o desenvolvimento do seu negócio com mais precisão e estratégia. E, ao longo deste artigo, vamos mostrar como usar a coleta de dados para impulsionar o seu negócio de distribuição!
A importância da cultura de dados para o negócio de distribuição
Monitorar métricas, avaliar a performance de cada setor e o cruzamento de informações diversas para identificar oportunidades de melhoria, além de diagnosticar carências e oportunidades, estão entre os benefícios em investir na cultura de dados para uma empresa.
Afinal de contas, o volume de informações digitais é contínuo e seu volume é colossal. Ter boas soluções tecnológicas para coletar, compilar e organizar esses dados é o que garante inteligência de dados para um negócio de distribuição.
O melhor disso é que essas informações são atualizadas em tempo real, o que reduz o tempo de resposta da sua empresa para todo tipo de situação (imprevista ou não) e também o grau de precisão na tomada de decisão.
As aplicações dessa estratégia para o seu negócio
Investir em inteligência de dados faz com que a sua empresa possa se desenvolver de múltiplas formas. Confira o reflexo disso para o seu negócio de distribuição, especificamente:
- Compreensão dos hábitos do seu público-alvo, o que favorece o planejamento de estratégias relacionadas aos hábitos de compras de cada um deles;
- Favorecimento de estratégias para melhorar, continuamente, o fluxo de trabalho. Ter todo seu pessoal e equipamentos conectados a uma boa coleta de dados permite o monitoramento de índices de desempenho variados, e assim você aprende como melhorar o trabalho;
- Gestão de estoque inteligente. Com base nos números, você saberá a média de compra de seus clientes e terá o controle de seu armazém, podendo utilizar o método “primeiro a entrar, primeiro a sair”;
- Melhora na performance do time comercial, pois o CRM é um poderoso aliado no acompanhamento do cliente;
- Agilidade na tomada de decisão sem que, com isso, você perca em assertividade ou precisão nas escolhas;
- Diagnósticos efetivos do que pode ser replanejado ou abandonado com base nos dados de performance obtidos.
Com isso, talvez você tenha percebido que podem ocorrer a redução de custos e desperdícios (muitos dos quais você sequer tem percepção) e, de outro lado, o aumento de produtividade dos seus funcionários, de maneira gradual, entendendo melhor a evolução dos índices a partir da cultura de dados inserida em sua rotina.
Aplicações práticas da inteligência de dados para o seu nicho de atuação
Investir em novas tecnologias para a coleta e análise de dados tende a ser algo acessível e de aplicação imediata. Com isso, seu negócio de distribuição se beneficia porque passa a ter acesso a relatórios gerenciais para decisões mais analíticas e estratégicas.
Uma boa maneira de dar o primeiro passo nessa direção consiste em mapear o seu negócio e ter em mente os seus objetivos e necessidades. Como resultado, fica mais simples definir os melhores indicadores e encontrar a melhor solução tecnológica para desenvolvê-la.
Está convencido que sua distribuidora ou atacado precisa entrar para a cultura de dados? Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nossos especialistas, marque uma consultoria remota de forma gratuita.