5 Dicas para uma Distribuidora Vender Mais
Uma distribuidora precisa estar atenta aos indicadores financeiros que estão direta ou indiretamente relacionados ao seu desenvolvimento. Isso inclui decifrar um velho enigma que tira o sono de muitos empreendedores: como fazer a empresa vender cada vez mais?
Existem, contudo, boas práticas que estão alinhadas às tendências que foram moldadas junto com a transformação digital de nossa sociedade. E se você prestou atenção nas mudanças e chegou a aplicar – ainda que timidamente – na sua empresa, sabe que o futuro da sua e de qualquer distribuidora passa por esse alinhamento.
Então, confira conosco algumas dicas sobre como a sua distribuidora pode vender cada vez mais!
Prepare a sua equipe
Agilidade e qualidade, esses devem ser os pilares para nortear a sua equipe a oferecer uma experiência de compra memorável aos seus clientes.
Para tanto, capacite-os por meio de treinamentos focados no perfil do seu público-alvo e, também, com as melhores ferramentas e recursos para que eles façam um trabalho mais simplificado, ágil e efetivo.
Como resultado, eles se tornam mais produtivos e preparados para atender a todo tipo de demanda sem que, com isso, a experiência do consumidor seja afetada negativamente.
Cuide da sua gestão de estoque
Conhecer o workflow — o fluxo de trabalho do seu negócio — só tem a beneficiar a sua rotina.
Afinal, com isso você se previne contra imprevistos e aprende a tornar os processos mais objetivos, ágeis e blindados contra problemas.
O que inclui a gestão de estoque. Por meio dela, você consegue cumprir prazos, pode avaliar as entradas e saídas e realizar pedidos conforme os indicadores de acordo com as características da sua empresa.
Nesse sentido, soluções tecnológicas, como um ERP, são de grande valia para a gestão de estoque. Afinal, esse tipo de sistema gera relatórios e consegue acompanhar, em tempo real, a movimentação do estoque. Isso agrega em agilidade e precisão para a sua tomada de decisão.
Acompanhe as principais métricas do seu negócio
Por falar em indicadores e métricas, sua distribuidora deve contar com duas coisas fundamentais para vender mais: uma solução que auxilie a monitorar esses indicadores e avaliações rotineiras para avaliar o que está dando certo e o que precisa ser reajustado.
Dessa maneira, toda estratégia e campanha planejadas podem ter elevado índice de sucesso, pois você e sua equipe acompanharão essas métricas e ajustarão as ações para que elas obtenham performances continuamente melhores.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Outra dica para a sua distribuidora vender mais e fisgar todo tipo de perfil de consumidor: formas de pagamento variadas.
Quanto mais flexibilidade e amplitude, mais consumidores você pode impactar. Mas se você não sabe por onde começar, que tal fazer uma pesquisa com a sua atual base de clientes?
Certamente, eles sabem quais são as formas de pagamento preferidas para as suas compras do dia a dia.
Considere ingressar sua distribuidora na transformação digital
Que tal investir em soluções tecnológicas que podem ajudar ativamente a sua distribuidora? Um ERP, por exemplo, é um sistema de gestão completo para atender às suas necessidades.
Com ele, relatórios podem ser gerados automaticamente, dados são compilados e analisados sem interferência humana e você tem toda a sua gestão sob controle em uma só plataforma.
Com isso, sua distribuidora vende mais, seus colaboradores têm menos trabalhos e atividades burocráticas para imputar dados e calculá-los, e a sua marca se desenvolve gradualmente.
E aí, qual dessas dicas você já aplica em sua distribuidora e quais delas podem ser implementadas e ajudar a melhorar os resultados do seu negócio?
No que diz respeito ao auxílio tecnológico, a Vensis é especialista em soluções de ERP para distribuidoras. Se você tem interesse em saber como nossos produtos se alinham estrategicamente às necessidades e objetivos da sua empresa, entre em contato conosco!