Dicas para o Combate à Crise do Coronavírus
O Coronavírus se espalhou também pelo Brasil. Com isso, grande parte da população ficou em confinamento, escolas e empresas suspenderam atividades, os governos começaram a planejar ações de combate à COVID 19. Com o impacto inicial amortecido, a retomada das atividades deve acontecer de forma moderada até o final do ano. Mas as consequências da crise mundial ainda serão sentidas por muito tempo.
O que fazer diante da crise? Trabalhar formas de tentar sobreviver e, porque não, crescer diante da dificuldade. Cada setor e empresa vai reagir de forma diferente, infelizmente muitos negócios serão fechados, mas acreditamos que pequenas empresas podem ser mais ágeis para modificar seu curso. Dar respostas rapidamente é essencial nesse momento.
Seguem algumas manobras obrigatórias para o pequeno empreendedor, sempre com foco em manter o faturamento e reduzir os custos.
1 – Avalie seus Custos e Reduza Despesas
Se a sua empresa trabalha com um software de gestão, como o Vensis ERP, você provavelmente tem uma gestão de custos eficiente. Através dos últimos relatórios é possível visualizar custos e faturamento, para assim avaliar o presente e planejar o futuro. Os custos são todos aqueles gastos relacionados à aquisição ou produção de mercadorias. Nesse momento é desejável manter somente os custos fundamentais.
Reduzir as despesas também é essencial. Lembre-se, despesas não estão relacionadas com a produção. São elas as contas de telefone, comissões, salários e aluguel. Negociar o aluguel, ajustar comissões e reduzir planos de telefonia são algumas opções.
2 – Negocie com Fornecedores
Revise seus contratos com fornecedores, ele não pode ser desproporcional. A pequena empresa não pode arcar com um grande prejuízo, enquanto o fornecedor fica em vantagem. Em todos os casos, existe amparo legal para enquadrar como caso fortuito ou de força maior, se existir a impossibilidade de cumprimento contratual decorrente da pandemia do Covid-19.
3 – Ajuste a Produção
Com certeza você vai sofrer uma queda na demanda por seus produtos. Com isso, seu negócio deve operar com estoque mínimo, com a produção sendo puxada pela demanda dos clientes. Para empresas que trabalham com um ERP, o controle de estoque deve ser total, ficando mais fácil administrar o abastecimento.
4 – Crie Promoções
Lucrar menos é melhor que não lucrar. Crie promoções para reduzir o estoque, atrair novos clientes, garantir um faturamento mínimo durante a crise do coronavírus. Diversas empresas estão criando vouchers de compra, onde o cliente paga adiantado e pode utilizar o serviço ou produtos depois que a pandemia passar.
5 – Invista no Digital
Explore ao máximo as mídias sociais. Além de gratuitas, elas são uma ótima forma de se relacionar com a clientela. Avalie em quais redes sociais você pode explorar sua marca, faça postagens frequentes, distribua conteúdo próprio e imagens impactantes.
Restaurantes e bares estão migrando para os serviços de delivery. Aplicativos como Uber Eats, iFood e Rappi são algumas opções.
Montar seu site de e-commerce também é viável. Existem diversas plataformas para lojas virtuais. É importante estar presente em todos os ambientes.
6 – Pesquise Linhas de Crédito
As principais instituições financeiras do país estão oferecendo linhas de crédito, para pequenas e médias empresas, com condições especiais. O governo federal também está preparando pacotes de incentivos, o que deve facilitar ainda mais a obtenção de empréstimos durante a pandemia.
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A Vensis deseja uma rápida recuperação aos empreendedores, que a sociedade saia fortalecida da crise do Coronavírus e que a saúde esteja sempre presente em nossas empresas e famílias.