Gerenciando o Estoque Mínimo com um ERP
Para uma logística eficiente dentro de uma empresa, a gestão de estoque se faz determinante. Para isso, é possível trabalhá-la de maneira mais estratégica e personalizada de acordo com as suas necessidades e objetivos. É aí que o estoque mínimo e o auxílio tecnológico podem fazer toda a diferença.
Para que você avalie a real aplicação desse método na sua empresa, fizemos este post para explorar tudo o que você precisa saber a respeito do estoque mínimo. Boa leitura!
A Importância de uma Boa Gestão de Estoque
Imagine o problema que é a sua empresa assumir compromissos (prazos de entrega) com os clientes, mas descobrir que a produção deve ser interrompida em decorrência da falta de matéria-prima.
E esse não é o único fator de uma gestão de estoque eficiente. A falta de itens pode ocorrer também porque:
- Houve um aumento inesperado (ou exponencial) de demanda, impactando a logística da empresa;
- Uma compra, apenas, modificou por completo a logística;
- Problemas com fornecedores.
Para tanto, é importante levar todo tipo de circunstância em perspectiva para garantir que exista uma integração de expectativas, planejamento e comunicação direta com outras áreas.
Isso ajuda a construir uma rotina inabalável contra imprevistos. Só que, paralelamente, o excesso deve ser contido de maneira que você não fique com muito produto em estoque. O nível ideal, então, deve ser constantemente buscado. O que nos leva à utilização do estoque mínimo.
O Estoque Mínimo
Na tentativa de conter desperdícios e prejuízos, o estoque mínimo é tido como o nível mínimo de produtos para manter o negócio em funcionamento. Embora pareça simples, existem fatores internos e externos que podem colocar essa equação por água abaixo sem o devido planejamento.
Tudo porque uma eventual demanda imprevista já coloca em xeque a quantidade calculada. Daí a importância em ter profundo controle e conhecimento do seu negócio para administrar o estoque.
Vamos começar a entender isso a partir do cálculo do estoque mínimo
A Fórmula
Para começar, analise o registro histórico de sua empresa e identifique uma espécie de sazonalidade na demanda. Por exemplo: no verão, a sua demanda aumenta em comparação às estações mais frias do ano.
Depois, contabilize a média de vendas e divida-a pelos dias de operação da empresa. Para contar com o estoque mínimo, você ainda deve multiplicar esse valor pela média de consumo.
Mais às claras, vamos analisar por meio das seguintes fórmulas:
Consumo médio diário = média de consumo mensal / número de dias do período analisado
Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição
Outro ponto de atenção, na composição de um estoque mínimo, é a margem de segurança. Ou seja: um porcentual extra para proteger-se contra qualquer tipo de imprevisto. Essa média gira em torno de 10 a 15% do valor de estoque mínimo que você obteve a partir das fórmulas acima citadas.
A Importância do Estoque Mínimo
Como destacamos, trabalhar com um estoque mínimo permite a você gerir o negócio com mais organização, segurança e um orçamento preciso para direcioná-lo da melhor forma possível.
Além disso, existem outras boas vantagens na sua utilização, como:
- Economia em estrutura física, não sendo necessário elevados investimentos para alocar um número maior — e possivelmente desnecessário — de produtos;
- A perda, o extravio ou mesmo os roubos de produtos são reduzidos, uma vez que a quantidade trabalhada facilita o monitoramento e controle;
- O fluxo de produção e vendas é mantido também com mais poder de controle de entradas e saídas;
- O trabalho é gerido com uma equipe mais enxuta;
- Garante que a perda de produtos — por avaria ou expiração do prazo de validade, entre outros fatores — ocorra.
Por outro lado, vale observar que o poder de negociação com fornecedores pode ser menor, já que você vai passar a adquirir quantidades menores de produtos. Além, é claro, do cuidado necessário para compor o estoque mínimo de maneira que nunca faltem itens para manter o seu fluxo produtivo em atividade.
Para ajudar, o auxílio de ferramentas de tecnologia é de grande valia nesse processo. Com um sistema de gestão integrada, você acompanha os níveis de estoque, obtém registros atualizados em tempo real da entrada e saída de produtos e ganha mais precisão e agilidade na tomada de decisão.
Ainda não utiliza um ERP ou está insatisfeito com sua solução? Fale com um de nossos especialistas! Podemos auxiliar muito o seu negócio.