Gestão Fiscal Eficiente: Facilitando a Administração do Negócio
Você sabia que uma gestão fiscal eficiente pode diminuir os gastos de uma empresa? Acompanhe algumas dicas em nosso artigo. Em tempos de crise, diminuir gastos é essencial.
_____
A legislação tributária exige uma série de procedimentos administrativos das empresas brasileiras. Controlar tributos, organizar demonstrações contábeis, emitir notas fiscais e pagar impostos são obrigações tributárias das organizações. Esse papel cabe aos responsáveis pela gestão fiscal, mas ela não se resume a isso, uma gestão fiscal eficiente também facilita a administração do negócio e pode até mesmo diminuir os gastos da empresa.
O que é Gestão Fiscal
A gestão fiscal é responsável por dois tipos de obrigações dentro da organização. A primeira é a obrigação principal, que é a apuração dos tributos devidos (impostos, taxas, contribuições) e seus pagamentos. A segunda são as obrigações acessórias, que consiste na entrega de documentos e informações que provem o pagamento das obrigações principais. A emissão de notas fiscais é uma obrigação acessória.
Recolher impostos e informar para a SEFAZ, isso é Gestão Fiscal? Não só isso. Essa gestão explora qual a melhor forma de tributação para o negócio e realiza o planejamento tributário. Ela também não se limita à área responsável pelos tributos, ela deve se relacionar com todas as frentes de uma empresa, afinal todos os setores influenciam na parte fiscal de uma organização.
Agindo estrategicamente, com o máximo de atenção nos detalhes, a gestão fiscal deve ser preventiva. Sempre em busca de soluções eficazes e evitando autuações fiscais.
Importância da Gestão Fiscal
Não é segredo para ninguém que a carga tributária no Brasil é super elevada. Outra certeza que temos é o peso da burocracia de tantas taxas, impostos e contribuições. É inviável para o administrador da empresa ficar responsável por toda complexidade imposta por essa gestão. A gestão profissional, com técnicos especializados, se torna essencial para evitar erros que podem danificar os cofres da organização.
Com toda operação sendo tributada, é de muita importância encontrar formas de minimizar o risco fiscal. Desde o nascimento do CNPJ até o seu término, uma gestão fiscal eficiente é necessária. Imagine só optar por outro regime quando todos os requisitos exigidos encaixam sua empresa no Simples Nacional? Ou tratar as notas fiscais com descaso, sem organização, e ser acusado de sonegação pelo fisco por não conseguir provar suas contribuições?
Preparamos algumas orientações para tornar a gestão fiscal da sua empresa mais eficiente.
Dicas para Tornar a Gestão Fiscal mais Eficiente:
- Documentos e Registros
Toda documentação fiscal deve ser arquivada, principalmente as notas fiscais. São elas que comprovam entrada e saída de produtos e serviços, garantindo o controle sobre os tributos a serem recolhidos.
O armazenamento é obrigação da empresa, não do escritório de contabilidade.
- Conhecimento Contábil
Invista algumas horas na sua preparação. O gestor precisa ao menos conhecer as práticas básicas. Acompanhar o gestor fiscal e auxiliar na melhoria constante da gestão tributária é obrigação do administrador.
- Planejamento Tributário
O planejamento fiscal é o que vai gerar economia ao negócio. As melhores práticas devem ser implementadas para que multas sejam evitadas. O cumprimento de prazos, a antecipação de pagamentos e a criação de reservas para eventualidades são alguns exemplos do que deve constar no planejamento.
- Benefícios Fiscais
Mudanças acontecem constantemente na legislação tributária do Brasil. É preciso estar atento para reduções e acréscimos de alíquotas, isenção de tributos e pormenores de cada atividade específica. A atualização frequente das novidades legais é necessária para a manutenção de boas práticas fiscais.
- Controle Financeiro
É item obrigatório para a eficiência da gestão fiscal ter um controle financeira eficaz. Isso quer dizer estar totalmente inteirado dos preços dos produtos, margem de lucro, tributos sobre os produtos, gastos fixos e variáveis e ter projeção de fluxo de caixa. O empresário precisa acompanhar os relatórios financeiros para entender em qual contexto sua empresa está inserida.
ERP ajudando na Gestão Fiscal
Perpassando o artigo você deve ter notado que a gestão fiscal depende muito do controle das informações de um negócio. Nenhuma ferramenta vai dar maior controle sobre os números de um negócio do que um bom ERP.
Com Vensis ERP o gestor enxerga claramente os gastos, controla estoques, compras e orçamento; monitora com maestria o fluxo de caixa e não perde um dado na emissão de notas fiscais, pois ela estará automatizada. Além, claro, do acesso aos inúmeros relatórios necessários.
Entre em contato com a Vensis, conheça como nossa solução pode auxiliar na gestão fiscal da sua organização e facilitar a administração do negócio.