Implementação de ERP – Expectativas X Realidade
Como já mencionado em artigos anteriores, é pouco provável que encontremos empresas operando e que não utilizem algum ERP, por menor que sejam suas operações. Nesse artigo vamos abordar expectativas e realidade na implementação de ERP.
A evolução de mercado é pautada pela característica das soluções de tecnologia iniciarem com valores mais altos. Com isso as soluções vão aos poucos se tornando mais acessíveis. Esse é o caso dos sistemas de gestão empresarial, também conhecidos como ERPs.
Na esteira dessa constatação, nós aqui na VENSIS vemos algumas implicações no fato desse recurso se tornar mais acessível a um maior número de empresas.
É sobre isso que queremos conversar, para esclarecer um pontos importantes para que as empresas possam obter melhores resultados em seus negócios com adoção de um ERP.
Normalmente conversamos com empresas que já utilizam algum tipo de sistema de gestão. Muitas delas sentem a necessidade de trocar a solução atual. Diversas vezes a solução não acompanha a velocidade de evolução das demandas e isso é perfeitamente normal.
Já falamos também em um artigo anterior que a escolha de um ERP deve levar em consideração a necessidade e a complexidade dos processos da empresa. É mediante isso que se faz o correto dimensionamento, evitando assim a aquisição de soluções muito além da necessidade.
Indo mais a fundo, é preciso também que usuários e empresa tenham em mente que é necessário trabalhar a lacuna entre as expectativas dos recursos de uma nova solução e a realidade.
Geralmente, somos levados a pensar que a simples troca de alguma opção para outra é a resolução dos problemas. Isso não é totalmente verdadeiro.
A Expectativa na Implementação de ERP
Muitos dos problemas que as empresas enfrentam, origina-se no fato que muitas vezes os usuários acreditam que um ERP executará todas as ações necessárias para que a empresa funcione com todos seus processos. E nós sabemos, um ERP necessita da entrada de informações (imput) corretas, para que as respostas (output) sejam confiáveis e certas.
Outro mito ou expectativa que não corresponde à realidade: não é a solução ERP que deve se adequar 100% aos processos da empresa. É um misto entre a configuração da solução para aderir aos processos da empresa e uma revisão destes processos, por parte da organização.
Vimos também que muitas empresas acreditam que criar várias parametrizações trazem um maior controle. Isso pode se transformar em problema, pois um sistema ERP com um alto nível de parametrizações pode engessar os processos da empresa. Ou ainda, com uma baixa parametrização, deixará lacunas de informações que levarão a empresa a perda da gestão.
A Realidade
O fato é que os sistemas ERPs são imprescindíveis em qualquer organização, seja lá qual for seu tamanho. Lembrando que eles sozinhos não produzem nada e o elemento humano é parte fundamental para o correto funcionamento.
Informações gerenciais são baseadas em informações operacionais, portanto é preciso que os dados imputados na entrada sejam corretos para que a visão gerencial seja fiel a realidade.
Outro fato é que os sistemas ERPs são desenvolvidos com base em boas práticas de mercado. Então, cabe a empresa que está adquirindo, analisar a escolha sobre o aspecto de atendimento dos seus processos de negócios. .
Por fim, falamos numa expectativa que as empresas têm com relação a definição de diversas parametrizações, com vistas inclusive a automatizar o máximo de processos e tirar a necessidade da intervenção humana. Outro grave erro, pois quanto maior a parametrização e pontos de controle, maior será a burocracia, o que poderá provocar a paralisia nos processos empresariais.
Enfim, como já dissemos, na questão de escolha de um ERP, existem vários fatores que devem ser considerados para uma melhor escolha, mas não é só no momento da escolha que qualquer empresa deve se debruçar.
É preciso que as empresas se atentem para o fato que existem alguns fatores que estão ligados a correta implementação e utilização dos recursos embutidos em um ERP.
É fundamental para o sucesso, entender que a questão passa principalmente pelos processos e cultura de cada empresa.
Se você está buscando melhorar os processos da sua empresa e precisa de ajuda, entre em contato com nossos consultores, para esclarecer essas dúvidas. Basta enviar um e-mail para comercial@vensi.com.br ou ligar para 0 51-3012-44, que teremos imenso prazer em lhe ajudar com essas e outras questões.