Margem de Contribuição: O que é e Como Calcular
Imagine o seguinte cenário: sua loja de roupas está vendendo bem, o faturamento nunca esteve tão alto, muitas pessoas entram no seu estabelecimento, provam calças, camisas e quase sempre levam. Seu preço é imbatível pelos concorrentes. Tudo perfeito, não fosse o seu prejuízo mensal. Com base nisso, uma pergunta é necessária: você sabe sua margem de contribuição?
Com a margem de contribuição desconhecida, sua empresa pode estar vendendo muito e trabalhando no prejuízo.Também conhecido como ganho bruto ou lucro bruto sobre as vendas, a margem de contribuição é um elemento muito importante para o planejamento e tomada de decisões.
É com base nela que você vai precificar seu serviço, estabelecer um valor mínimo para negociar com os clientes, elaborar metas de vendas, entender a quantidade de vendas necessárias para chegar ao lucro, conhecer qual produto do seu negócio gera mais lucro e reavaliar custos e despesas.
O que é a Margem de Contribuição
Com essa introdução pareceu bem importante entender a margem de contribuição, certo? E é verdade. Esse indicador fundamental vai mostrar ao empresário o quanto sobra para o pagamento de despesas fixas e qual será o seu lucro final.
Ou seja, na margem de contribuição estamos falando de variáveis. Nós vamos calcular o valor que sobra da receita total das vendas, diminuindo os custos e despesas variáveis.
Nessa conta não entram os custos fixos, como aluguel, salários dos funcionários, contratação de terceiros e outras despesas que se repetem mensalmente.
Esse índice leva a palavra contribuição em seu nome pois é o cálculo de quanto o valor das vendas contribui para os gastos fixos do negócio.
Importante ressaltar que o cálculo pode ser feito para empresas de qualquer segmento, seja indústria, comércio ou serviços, independente do produto ou serviço comercializado.
Como Calcular esse Índice?
O cálculo da margem de contribuição é relativamente simples. conforme a seguinte fórmula:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Para um melhor entendimento da fórmula, vamos precisar conceituar dois elementos também importantes para a gestão de uma empresa:
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Custos Variáveis:
São os valores gastos para adquirir o que a empresa vende aos clientes. Como o valor da aquisição de mercadorias, incluindo fretes e impostos de transporte; o valor gasto na fabricação de mercadorias, como insumos e embalagens; gastos com peças de reposição, depreciação do maquinário e outros valores relativos a produção de algo ou prestação de serviço.
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Despesas Variáveis:
São os valores gastos com a venda dos produtos ou serviços. Estão diretamente vinculadas ao volume de vendas. Nesse cálculo entram as comissões dos vendedores e impostos sobre as vendas.
Agora sim. Dominando todos os itens da fórmula, é possível continuar nosso exemplo inicial, a loja de roupas.
Digamos que a loja faturou R$10.000 no mês passado, gastando R$5.000 na compra dessas mercadorias vendidas, R$500,00 em comissão para os dois vendedores e mais R$600,00 em impostos sobre a venda. Vamos aplicar a fórmula:
Margem de Contribuição = 10.000 – (5000 + 1100)
= 10.000 – 6600
= 4.400
Chegamos na margem de contribuição de R$4.400. É a partir desse valor que o comerciante vai entender se obteve lucro em seu negócio. Depois de calcular a margem de contribuição, ele vai subtrair as despesas fixas, que serão hipoteticamente R$1.600 entre aluguel, internet, luz e água e R$4.000 de salários e encargos trabalhistas aos seus vendedores.
No caso de nosso lojista, ele teve um prejuízo de R$1.200.
Frente a essa informação, o gestor tem uma visão integral de como os números de sua empresa estão funcionando, podendo atacar possíveis prejuízos e expandir os lucros.
Para sair do prejuízo e até mesmo aumentar a margem de contribuição, elencamos alguns pontos que merecem atenção do administrador:
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Diminuição dos Custos e Despesas Variáveis
Reduzir os custos variáveis é mais fácil que a redução dos custos fixos. Negociar custos de insumos, transporte e frete, baixar comissão ou até mesmo retirar produtos do catálogo que geram prejuízo são iniciativas prioritárias que mostrarão resultados imediatos.
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Aumentar Preços
Não adianta ter o preço mais baixo do mercado e ficar no prejuízo. Aumentar os preços para melhorar a margem, por vezes, é necessário. Mas fique atento para cobrar um preço justo, precificar muito acima da concorrência também pode causar problemas.
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Investir em Tecnologia
Um sistema ágil, como o Vensis ERP, vai auxiliar o gestor no controle das despesas e faturamento, emitir relatórios precisos capazes de identificar desperdícios e ineficiências, mostrando ao empresário exatamente onde é preciso agir para o aumento dos lucros.
Agora você já sabe da importância de calcular a Margem de Contribuição e como fazer. Bons negócios!
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