Como Aumentar a Margem de Lucro de uma Distribuidora
A margem de lucro de uma distribuidora é uma resposta direta sobre o quanto a sua empresa está trabalhando conforme o planejamento. E também um reflexo da performance de tudo o que é feito dentro da empresa.
Pois o alinhamento completo do trabalho e a qualificação constante do processo são indícios de que os lucros estão crescendo e, com isso, sobra mais dinheiro para investir, expandir e considerar novas estratégias para melhorar esses números gradualmente.
Para que você fique de olho nesse índice e controle ainda mais o que acontece dentro da sua empresa, preparamos este post que vai abordar tudo sobre a margem de lucro de uma distribuidora. Confira!
O que é a margem de lucro de uma distribuidora?
A margem de lucro tem a ver com a média do percentual de cada venda que vai gerar (e o quanto vai gerar de) retorno para a empresa.
Ou seja: é de grande importância saber calculá-la para entender o quanto a empresa efetivamente gera de lucro ao comercializar seus produtos ou serviços.
Como calcular a margem de lucro?
Primeiramente, é importante saber o quanto a sua empresa investe ao produzir as suas soluções. Por exemplo: o custo de cada item, o montante destinado a salários, as despesas diretas e indiretas, a soma de todos os impostos e taxas, etc.
Com isso, é possível calcular tanto a margem de lucro bruta quanto líquida.
Margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta de uma distribuidora se refere ao ganho sobre cada venda. A fórmula é a seguinte:
Margem bruta = lucro bruto/receita total x 100.
Um exemplo: digamos que o lucro bruto seja R$ 10.000 e a receita total, de R$ 100.000. Sendo assim, temos 10.000 / 100.000 * 100 = 10. Sua margem de lucro bruta, então, é de 10%
Margem de lucro líquida
Agora, a margem de lucro de uma distribuidora reflete todos os gastos, como anteriormente mencionado. Isso traz o valor real do lucro que sua empresa recebe a cada venda.
Para tanto, é preciso subtrair o total de despesas após somada a sua receita total. No exemplo anterior, digamos que você tivesse R$ 20 mil de despesas. Aí, ficaria assim a fórmula:
10.000 / 80.000 * 100 = 12,5. Uma margem de lucro líquida de 12,5%, portanto.
Como aumentar a margem de lucro de uma distribuidora?
Agora que vimos a importância do conceito e aprendemos a calcular a margem de lucro de uma distribuidora, vamos descobrir como você pode trabalhar para aumentá-la constantemente!
Escolha bons fornecedores
Trabalhar com marcas que entendem a sua realidade e oferecem bom custo benefício (preço e qualidade na solução oferecida) traz resultados continuamente positivos para o seu negócio.
Mapeie os processos e agilize o fluxo produtivo
Buscar mais agilidade e menos processos (especialmente, os supérfluos, manuais e burocráticos) pode aumentar a margem de lucro de uma distribuidora porque torna-a mais enxuta, imune contra erros e imprevistos e mais eficiente. Por consequência, a lucratividade aumenta.
Gerencie o estoque de maneira continuamente aprimorada
A boa gestão de estoque reflete, diretamente, no aumento da margem de lucro de uma distribuidora. Afinal, isso ajuda a reduzir gastos e prejuízos e torna o seu negócio mais competitivo. Criando experiências positivas para os seus clientes, os lucros tendem a decolar junto com o sucesso da sua marca.
Invista em tecnologia
Através de softwares de gestão sua empresa consegue automatizar processos, monitorar entradas e saídas em tempo real e trabalhar com uma ferramenta personalizada para o seu negócio de distribuição, como acontece com o Vensis ERP.
Inclusive, podemos ajudar nesse sentido. Para trabalhar gradativamente no aumento da margem de lucro de uma distribuidora, entre em contato e fale com um de nossos especialistas. Além de auxiliar sua organização na implantação de tecnologia, temos expertise para acelerar seu negócio como um todo.