É Preciso Mitigar os Riscos Operacionais
Os obstáculos internos que prejudicam o fluxo de trabalho podem ser considerados riscos operacionais. Afinal de contas, eles impactam diretamente no desenvolvimento da empresa a partir de gargalos produtivos no cotidiano.
E muitas vezes nem nos damos conta do prejuízo que esses riscos operacionais causam. Por isso, neste post vamos mostrar como você pode identificá-los e, principalmente, quais são os melhores recursos para espantá-los da sua rotina.
Como os riscos operacionais podem ocorrer na sua empresa?
No geral, as perdas de riscos operacionais prejudicam a empresa de múltiplas maneiras. Prova disso são os diferentes meios pelos quais podemos nos deparar com esses obstáculos no dia a dia:
Falhas
São decorrentes de um comportamento fora do esperado. Por exemplo: um erro humano que prejudica a sua produção ou mesmo um defeito no maquinário, impossibilitando a fábrica de cumprir determinado prazo e/ou compromisso.
Deficiências
Quando faltam estruturas em uma empresa, as deficiências podem surgir com frequência. A ausência de uma equipe de gerenciamento de riscos é um bom exemplo, já que isso dificulta o rápido diagnóstico de um problema e a agilidade na resolução deles.
Inadequações
São os procedimentos que fogem do esperado. Uma produção que foi agilizada graças à negligência de protocolos de segurança é um bom caso de inadequação. Quer dizer: por mais que as vendas ocorram, a negligência pode gerar sanções e penalizações (além de acidentes) que podem ser ainda mais negativos para a empresa como um todo.
Como os riscos operacionais prejudicam a empresa?
Além dos exemplos acima, é de se mencionar que uma empresa desorganizada, que foge dos padrões legais e ainda é negligente com os seus recursos humanos tem problemas de sobra.
Acontece que esses riscos também somam à própria estrutura da empresa. E isso pode prejudicar a sua marca de maneiras variadas. Por exemplo: investidores fugindo da possibilidade de negociar com você.
Afinal de contas, quem vai querer trabalhar com uma organização que não tem organização alguma?
Ao mitigar os riscos operacionais, contudo, sua gestão ganha mais credibilidade e pode se permitir novas investidas de crescimento de maneira sustentável, segura e referencial.
Como evitar que esses riscos peguem sua gestão desprevenida?
Para evitar que os riscos operacionais comecem a invadir a sua rotina, fique com algumas dicas que podem fazer toda a diferença em gerar mais segurança, controle e qualidade ao seu trabalho:
- Mapeie todos os processos do fluxo de trabalho e identifique os riscos operacionais em cada etapa;
- Tenha uma reserva de emergência para que não ocorram impactos financeiros negativos diante de um risco operacional no dia a dia;
- Apoie-se em boas tendências e soluções tecnológicas que possam automatizar processos, reduzir erros e gerar mais assertividade aos seus investimentos.
Por falar em solução tecnológica, temos um sistema de ERP que pode favorecer o seu trabalho em múltiplas frentes. Quer saber mais a respeito? Então, fale com um de nossos especialistas e entenda como nosso produto pode reduzir os riscos operacionais na sua empresa!