O Cálculo do Giro de Estoque
Giro de estoque — ou taxa de rotatividade de estoque — corresponde ao número de vendas realizadas por uma empresa e a consequente substituição do estoque dessas mesmas mercadorias.
Empresas fazem isso para identificar a rapidez (ou morosidade) que leva para os seus produtos serem comercializados. O que vai influenciar em outras métricas para o crescimento da organização.
Por isso, neste post vamos falar não apenas a respeito do cálculo, mas das ferramentas de tecnologias essenciais para tornar a sua gestão mais eficaz. Confira!
Qual é a Importância do Giro de Estoque?
Por meio desse indicador, todos os processos da sua empresa funcionam com melhor precisão e sob controle — da logística ao trabalho de comprar novos produtos. Inclusive, é um dos meios mais eficazes para quem deseja trabalhar com o conceito de estoque mínimo.
Além disso, saber o cálculo do giro de estoque permite que você:
- Entenda quando e onde ajustar os preços dos seus produtos;
- Decida o melhor momento para alterar os cronogramas de compras;
- Analise com precisão o volume de fabricação e as eventuais mudanças a serem feitas;
- Avalie a melhor hora para realizar promoções que vão liquidar o excesso de estoque.
Que tal aprendermos, então, como fazer isso por meio do cálculo do giro de estoque?
Como Calcular o Giro?
A fórmula para calcular o giro de estoque é a seguinte:
Custo dos produtos vendidos ÷ Estoque médio
Para saber, então, se o seu giro de estoque é rápido ou lento, vale a pena avaliar outros fatores, como é o caso do custo dos produtos vendidos. Por meio disso, é possível avaliar os períodos ideais de compras e gerar mais harmonia e economia a todas as etapas do seu processo de vendas.
Mas vale adiantar, também, o quanto o valor final analisado do seu giro de estoque pode levantar sinais de problemas. Afinal de contas, o resultado pode apontar que:
- Seu produto não tem um preço competitivo;
- Não existe demanda para determinados produtos na sua empresa;
- Suas soluções não estão sendo posicionadas corretamente.
Na mesma proporção, um giro de estoque veloz pode apontar que o seu produto é muito barato — o que, consequentemente, pode estar gerando um lucro baixo ou até mesmo prejuízos.
Por isso, vale a pena considerar o uso estratégico de soluções que integrem os dados da sua empresa e, ainda, permitam análises cruzadas e que favoreçam o desenvolvimento sustentável da sua organização.
O ERP, por exemplo, é um sistema que facilita a gestão do giro de estoque e analisa, paralelamente, outras áreas do seu negócio. Para saber mais a respeito disso, fica aqui o nosso convite para entrar em contato com um de nossos especialistas e entender, na prática, como a nossa solução pode contribuir com o seu negócio!