O ERP como Aliado no Programa de Compliance
Com as novas obrigações fiscais e a necessidade de alinhar-se às transformações do mercado — muitas delas, agora impulsionadas pela chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) —, o ERP tem se apresentado como solução para os programas de Compliance.
Vamos entender como isso pode ser feito na prática, então, e de qual maneira a tecnologia pode servir como um canal eficiente de alinhamento às leis e normas. Confira, logo abaixo!
O que é Compliance?
O termo tem origem na língua inglesa, que significa conformidade (do verbo to comply), que no mercado ganhou o significado de cumprimento e/ou obediência a regras específicas.
Como resultado disso, as empresas ficam não apenas mais competitivas como podem garantir a segurança dos seus colaboradores, clientes e também evitar desgastes, prejuízos e gargalos produtivos.
Então, o programa de Compliance nada mais é do que um guia de diretrizes e com boas práticas para serem aplicadas de acordo com os controles internos e externos dos órgãos de regulamentação.
Isso tudo inclui não só direcionamentos éticos, mas também:
- Questões tributárias;
- Ambientais;
- Trabalhistas;
- Gestão de qualidade;
- Regulamentos.
Até por isso, é fundamental contar com mecanismos que favoreçam o trabalho e permitam à sua gestão um controle e monitoramento eficientes por meio das diretrizes selecionadas em seu programa de Compliance.
Qual é a Relação entre o ERP e o Compliance?
Se, por um lado, o alinhamento às normas, exigências e melhores práticas devem estar contidas no seu programa de Compliance, o ERP é o meio para atingir os resultados esperados.
Afinal, a solução integra áreas e estimula a produção eficiente, objetiva e livre de gargalos. Mas vamos entender na prática como isso é aplicado:
- O ERP integra dados, permitindo análises completas sobre os setores e garantindo uma tomada de decisão mais adequada;
- A automatização permitida pelo ERP minimiza erros e retrabalhos associados ao uso de documentos fiscais;
- Regras fiscais são trabalhadas de maneira automática pelas soluções de ERP — muitas das quais já alinhadas às exigências da LGPD, por exemplo.
- Sem falar que o ERP é uma tecnologia moldável tanto para associar-se às características do seu negócio como para alinhar-se às demandas de empresas de todos os portes e segmentos.
Por onde Começar?
Vale reforçar que o ERP não é uma solução tão recente, mas que vem se atualizando de maneira paralela às tendências e projeções do mercado. Logo, no que diz respeito ao Compliance, a solução se apresenta como um produto em constante desenvolvimento e atualização.
Uma ótima notícia para a sua gestão!
Portanto, não basta pensar no ERP apenas como o melhor amigo da sua gestão de estoque ou a solução para o aumento de produtividade. No que diz respeito ao programa de Compliance, é fundamental contar com um bom produto tecnológico que vai colocar o seu negócio em um novo patamar de qualidade para atrair e reter seus clientes.
Quer entender como isso pode ser aplicado na rotina do seu negócio? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.