O poder de decisão é do consumidor
Era uma vez, uma época na qual as pessoas tinham poucos meios para conhecerem novas marcas e receberem materiais publicitários delas. Isso ficou no século 20.
Hoje, essa percepção se chama costumer centric — um meio de estar em contato constantemente com o seu público-alvo e estar por perto onde (e quando) ele mais precisa.
Neste post, vamos explicar melhor como, mesmo com o poder de decisão pertencer ao consumidor, você pode ser o diferencial e gerar vantagem competitiva para o seu negócio!
Confira!
O que significa Customer Centric?
Antes da transformação digital criar raízes em nossa sociedade, os vendedores tinham a “palavra final”. Era por meio do conhecimento especializado deles que um consumidor aprendia substancialmente sobre as características e os diferenciais de um produto e tomava sua decisão.
Hoje, entendemos que o cenário é distinto e todos têm acesso a todo tipo de informação sobre determinado produto. Alguns exemplos:
- mecanismos de busca, como o Google;
- site oficial do fabricante;
- reviews;
- influenciadores.
Daí, a relevância em se adaptar às mudanças. E com o Customer Centric, isso é possível porque as empresas passam a compor uma experiência de compra completa, visando preencher cada lacuna da jornada que o cliente em potencial atravessa até a conclusão da compra.
E-commerces, por exemplo, fazem isso constantemente. Pois sem uma estrutura física é fundamental conhecer cada etapa que o usuário atravessa até encontrar as soluções da empresa.
Qual é a importância do Customer Centric?
O Customer Centric funciona não apenas para o comércio eletrônico, sabia?
Pois o perfil geral do consumidor mudou drasticamente. E essa estratégia permite que você se apresente mais e mais como um meio confiável, consolidado e alinhado a esse perfil.
O que gera, gradualmente, maior taxa de retenção e fidelização dos clientes. E também permite uma redução na sua busca por novos clientes, já que o planejamento digital tem longa vida útil e necessita de periódicas atualizações conforme enxergada uma necessidade (afinal, você vai monitorar as métricas do seu negócio e usar a inteligência de dados em seu benefício).
Como aplicar essa estratégia na sua empresa?
Colocar o consumidor no centro de tudo permite que você defina ações fundamentadas nesse trabalho, especificamente, e na manutenção delas.
Por isso, transforme o pensamento de toda a empresa. Tenha líderes que acreditam no Costumer Centric e faça o treinamento e a capacitação dos seus colaboradores. Algo que ajuda a enraizar, também, o pensamento e as abordagens para lidar com as tarefas do dia a dia.
É também fundamental conhecer o seu cliente e consumidores em potencial. Isso se estende às necessidades, à frequência de compra, às dores que eles possuem (e das quais a sua solução pode resolver o problema) e os meios de comunicação usados para se informar e também para a sua força de vendas abordá-los.
Isso, e outros fatores, vão se traduzir em insights pra atrair, reter e se relacionar com os clientes. O que vale, inclusive, o uso de alguns conceitos tecnológicos — como o software de gestão e o conceito de omnichannel.
O primeiro, amplamente discutido aqui, é um diferencial e tanto par lidar e relacionar com o consumidor. O omnichannel, por sua vez, também já foi abordado e tem grande valor no Costumer Centric.
Afinal de contas, é um meio de ampliar seus meios de contato e estar sempre ao alcance dos usuários interessados em tirar dúvidas, resolver um problema, conhecer a empresa ou concluir uma negociação. Para isso, é importante entender onde o seu consumidor se concentra.
Eles usam redes sociais? Quais?
Eles preferem e-mails? Você tem uma boa estratégia de e-mail marketing?
São questões necessárias para valorizar mais e mais o seu público-alvo e construir um relacionamento sólido, próspero e duradouro!
E nós podemos ajudar, sabia? Entre em contato e descubra como nossos especialistas podem desenhar uma estratégia personalizada de Costumer Centric para o seu empreendimento!