Otimizando a Gestão de Compras
A gestão de compras de uma organização trabalha lado a lado com o setor de estoque. Ambos são pilares que precisam estar consistentes e estruturados para sustentarem crescimento, aumento da produtividade e melhoria da margem de lucro. Se engana quem pensa que otimizar a gestão de compras é apenas reduzir o volume de compras e negociar prazos de pagamento e parcelas.
O setor de compras, sempre em busca do aprimoramento de seus processos, tem por meta administrar a aquisição necessária de matéria-prima, dentro dos prazos necessários e no melhor custo-benefício. Lembrando que um comprador não escolhe seu fornecedor apenas pelo preço. É essencial para o qualquer empresa fazer uma análise minuciosa de seu fornecedor. Qualquer parceria deve ser muito bem estudada antes de ser fechada.
Vamos nos aprofundar sobre esses quatro os fundamentos básicos para o setor:
Comprar Somente o Necessário
Todos sabem. Estoque parado é dinheiro parado. A verba designada para a compra de insumos poderia estar aplicada em outros investimentos, obtendo retorno através de juros ou outra forma.
Para estabelecer um processo para comprar somente o necessário, é preciso adotar metodologias que auxiliem essa administração. Uma metodologia bastante aplicada é a da curva ABC. A curva ABC estabelece quais são os produtos mais importantes e faz uma classificação. Dessa forma é possível entender quais itens tem mais saída de estoque e quais precisam de uma atenção especial do gestor, seja por motivos positivos ou negativos.
Manter a Qualidade dos Produtos
A qualidade dos insumos vai depender do fornecedor. Esse, um elemento-chave para a gestão de compras. Se faz necessário entender que o fornecedor é um parceiro no desenvolvimento do negócio. Do mesmo jeito que as boas práticas de gestão de pessoas indicam que alta rotatividade de pessoal não é bom para uma empresa, a rotatividade de fornecedores também não.
Prezar pelo Prazo de Entrega
O prazo de entrega é um elemento complementar da qualidade dos produtos. Visto que ambos são dependentes do fornecedor. Estabelecer uma parceria de confiança faz com que o fornecedor se sinta parte do negócio. Assim, ele também é responsável pelo seu sucesso.
Buscar o Melhor Custo-Benefício
O menos preço pode sair caro. A gestão de compras eficiente mapeia a cadeia de fornecedores, estabelece vínculos e assim pode negociar. O objetivo é sempre reduzir custos, mas nunca em detrimento da qualidade mínima desejada.
Como o ERP Auxiliar na Gestão de Compras
Em todos os fundamentos básicos da gestão de compras é possível verificar a necessidade de acesso a dados específicos e informações precisas da empresa. Para isso, é preciso considerar a tecnologia como fundamental no processo de compras.
Elencamos cinco motivos para utilizar o ERP nesse processo:
1 – O sistema integrado garante agilidade na análise das necessidades de compras, desempenho das compras e efetivação das mesmas.
2 – As decisões de compras serão mais acertadas. Um ERP integrado ao sistema de cotação dos fornecedores possibilita um amplo conhecimento do mercado.
3 – O ERP garante que as compras não ultrapassem orçamentos previstos para a área.
4 – O software de gestão pode gerar ordens de compra automaticamente, de acordo com o nível de estoque.
5 – A cotação não se limita a fornecedores locais, ela pode ser global. Com a mesma agilidade é possível pesquisar produtos em qualquer mercado do mundo, desde que mostre um melhor leque de vantagens.
A gestão de compras eficiente só é possível se estiver associada a tecnologia. Através do sistema ERP a Vensis oferece às empresas uma solução completa, que permite a execução e controle de operações de compras, vendas e qualquer outra natureza, estoques e o gerenciamento financeiro, comercial e de marketing de uma empresa.