Qual a Importância de Um Sistema de Gestão Integrado na Gestão por Processos?
A busca de eficiência operacional é um objetivo constante para qualquer empresa e a gestão por processos é mandatória.
O momento hoje é de transformação digital. Isso significa que os processos analógicos já não comportam mais as respostas demandadas no ambiente empresarial. Por sua vez exige que as empresas adotem posturas mais efetivas para uma gestão mais eficaz.
Parafraseando @William Deming dizemos que “não se gerencia aquilo que não se mede”. Isso é a mais pura verdade.
É inimaginável nos dias de hoje, com a velocidade com que as informações transitam, pensarmos que qualquer empresa de mercado possa manter-se viva sem medir seus resultados. É aí que entra a gestão por processos.
Mas o que é Gestão por Processos?
Segundo a definição do BPM Institute, gestão por processos refere-se a um conjunto de elementos e metodologias que visam justamente a gestão sistemática e integrada de todas as áreas de uma empresa.
Segundo @Gart Capote, especialista de mercado, podemos definir a gestão por processos com a seguinte declaração:
“O Gerenciamento de Processos de Negócios é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”.
Quais os pontos principais?
Como já vimos anteriormente, a gestão por processos são o conjunto de elementos e metodologias. Eles visam integrar as áreas de uma empresa e nela podemos elencar alguns pontos principais de melhorias da performance que são:
Alinhamento Estratégico
O alinhamento organizacional, para que a empresa trabalhe de forma harmoniosa e integrada, passa pelo alinhamento estratégico, priorizando os processos através da definição clara dos objetivos.
Governança Corporativa
Na governança são definidos os papéis e as responsabilidades de cada área dentro dos processos empresariais, zelando pelo cumprimento desses papéis.
Métodos
Nesse pilar, temos a definição de técnicas e procedimentos que são definidos por métodos com eficiência comprovada e que seguem padrões de melhores práticas identificadas no mercado.
Tecnologia
A tecnologia é o pilar para definir, mapear, orientar e disciplinar os recursos de informação a fim de atingir os objetivos com menor esforço.
Pessoas
Esse é o pilar que garantirá o conhecimento e habilidades necessárias para gerir os processos ao longo da existência de uma empresa. São as pessoas que tomarão as decisões necessárias para uma gestão por processos mais alinhadas com os objetivos traçados pela empresa.
Cultura organizacional
Com base no conhecimento adquirido pelas pessoas, é que se formará a cultura de uma empresa e essa se somará aos valores éticos e morais que nortearão suas ações.
Esse sem dúvida é um dos ativos mais importantes produzidos pela gestão por processos dentro de uma organização.
Essa metodologia é indicada para qualquer empresa?
Sim, a gestão por processos não é somente indicada para qualquer empresa, como é condição obrigatória para empresas que estão buscando melhorar suas performances, mantendo seus negócios saudáveis.
A vantagem competitiva passa inevitavelmente pela busca constante na melhoria dos processos organizacionais. Sempre buscando sempre formas de fazer melhor aquilo que é feito na empresa e então dentro dessa ´ótica, a gestão por processos é indispensável.
Qual o papel dos sistemas de gestão (ERP) na Gestão por Processos?
Quando falamos em integração de áreas e seus processos estamos falando de uma necessidade primária, que é a integração das informações. Isso só é possível através do uso da tecnologia, para que permita a troca, atualização e distribuição dessas informações da melhor maneira.
Então, estamos falando da necessidade de um sistema capaz de trabalhar as correlações de informações necessárias dentro de um ambiente empresarial.
Já foi identificado inclusive que é impossível manter-se frente a concorrência se uma empresa não adotar as melhores práticas de gestão e utilizar um sistema integrado de gestão (ERP).
Mesmo sabendo que planilhas eletrônicas contam com muitos recursos e são realmente ótimas, elas não substituem um ERP. Um elo simples fato que planilhas foram desenvolvidas para um objetivo e ERPs para um outro, que é imprescindível para qualquer organização.
Manter as informações atualizadas e integradas entre as áreas de qualquer empresa é coisa impossível com uma planilha. Experimente trocar uma pequena parte de uma formula em uma planilha utilizada por uma empresa que você entenderá o que estamos falando.
Se você entendeu a importância da gestão por processos e o quanto é importante a utilização de um sistema integrado de informações (ERP), mas tem dúvidas ainda sobre como uma solução dessa natureza poderá mudar a gestão da sua empresa, vamos conversar. Nossa equipe de consultores especialistas poderá lhe demonstrar como podemos ajudar. Envie uma mensagem para comercial@vensis.com.br que retornaremos.