Quero Trocar de ERP, mas Tenho Medo da Migração de Dados
Muitos gestores enfrentam esse dilema, em determinado momento: trocar de ERP tende a ser uma decisão impactante porque envolve muitos fatores, mas cujo objetivo tem muito valor para agregar à empresa. Só que os detalhes dessa transição devem ser cuidadosamente planejados. Especialmente, no que diz respeito à migração de dados.
Por isso, este post foi pensado para você que pretende trocar de ERP por um sistema mais alinhado às expectativas e características do seu negócio, mas de maneira segura, ágil e efetiva.o
Confira, aqui, nossas dicas!
Por que trocar de ERP?
Existem alguns motivos que devem ser observados para a consideração em trocar de ERP. A seguir, vamos destacar alguns deles, como:
- A solução adotada não acompanha mais a curva de crescimento da empresa, deixando de atender às suas necessidades específicas nessa nova etapa com as atuais funcionalidades;
- O custo da atual ferramenta, tendo em vista que você pode encontrar soluções similares e mais competitivas, mas a um preço mais acessível;
- Falta de atualização no software, tornando-o obsoleto após pouco tempo de utilização;
- Mudança no método de trabalho e nos processos adotados, fazendo com que a plataforma perca o seu alinhamento com a rotina do seu negócio
- Dificuldade de familiarização (com relação ao uso) da plataforma, sendo desafiador usá-la no dia a dia.
Só que, independentemente do motivo que faça você considerar trocar de ERP, a migração de dados é um ponto fundamental a ser avaliado — algo que vamos analisar logo abaixo!
Como fazer a migração de dados de um sistema ERP?
Você pode ter motivos diversos para trocar de ERP e identificar soluções distintas para acomodá-las ao fluxo produtivo do seu negócio, mas existe uma estrutura similar nesse procedimento que pode ser seguida.
O primeiro passo para isso é o mapeamento de riscos associados à migração de dados de um sistema para o outro. Além disso, a qualidade dos dados em si tem que ser analisada para que não seja nada perdido nessa transição.
Além disso, toda a estrutura do trabalho deve ser realizada por dois elementos significativos na equação: a qualificação técnica da empresa contratada e, é claro, o valor da solução oferecida.
Outro ponto de atenção: o custo da migração de dados e de trocar o sistema ERP. Muitas empresas mapeiam a decisão às cegas e não se dão conta dos custos (diretos e indiretos) disso.
Tenha muito bem registrado o quanto isso vai impactar (em eficiência operacional e em despesas — extras, inclusive) para garantir que nenhum imprevisto prejudique os benefícios da mudança.
Como escolher um bom fornecedor para trocar de ERP?
Trocar de ERP e a necessária migração de dados são questões que afetam de muitas formas a rotina da sua empresa. Por isso, é importante encontrar fornecedores que compreendam a realidade do seu negócio.
Então, tenha sempre em vista os seguintes fatores antes de optar pela solução mais barata do mercado:
- Reputação da empresa;
- O alinhamento das suas soluções com as características do seu negócio;
- Conhecimento técnico sobre a solução em si;
- Disponibilidade do fornecedor para atuar próximo, seja com atualizações ou para eventuais soluções de problemas.
E, sim, um preço alinhado ao orçamento do seu negócio tem que estar enlaçado com os itens acima. Mas, com planejamento e o equilíbrio entre todos os pontos citados, a migração de dados vai ser rápida, efetiva e segura para todos os envolvidos.
Quer saber por onde começar e trocar de ERP por uma solução que entenda, especificamente, as suas necessidades? Fale com um de nossos especialistas!