Sistemas de Gestão Empresarial: ERP ou WMS?
Quando falamos em sistemas de gestão empresarial, dois termos vêm à mente para os empresários: ERP e WMS.
Acontece que são duas soluções distintas, e há quem ainda confunda os recursos de um com as soluções promovidas pelo outro.
E é para ajudar a acabar com as dúvidas e apontar o melhor sistema de gestão empresarial para as suas necessidades que fizemos este post.
Nos tópicos abaixo, vamos falar melhor sobre ambos os sistemas de gestão empresarial para você saber tudo sobre cada um deles. Boa leitura!
O que é o WMS?
O WMS é um software que foi produzido para garantir a otimização de processos logísticos e do fluxo de materiais. Um bom sistema, portanto, para ser usado no dia a dia e ter um controle preciso sobre o desempenho de sua empresa.
É, inclusive, um tipo de solução bastante conhecida como um sistema de gestão de armazéns e que pode oferecer uma série de benefícios para a logística do seu negócio, como:
- Controle do estoque mais otimizado;
- Aproveitamento eficiente do seu espaço;
- Velocidade acelerada para processar pedidos;
- Rastreabilidade maior;
- Menos perdas e erros;
- Economia e redução de custos;
- Maior poder de análise e monitoramento de resultados.
Como o WMS é um dos principais sistemas de gestão empresarial, vale a pena considerá-lo se você sente que precisa de uma solução digital focada no armazenamento e no uso estratégico de dados — algo que consideramos fundamental, nos dias de hoje.
O que é Sistema de Gestão Empresarial ERP?
Por sua vez, quando falamos em sistemas de gestão empresarial, o ERP se destaca por ser uma solução composta, que reúne soluções integradas para unificar os principais setores da empresa, como o comercial, o financeiro, o relacionamento com o cliente e também o setor de estoque, entre outros.
Essa integração ocorre para que os departamentos dialoguem melhor com dados atualizados em tempo real, favorecendo a rotina com análises ágeis e precisas sobre o que está acontecendo na empresa.
Entre as vantagens dos sistemas de gestão empresarial de ERP, destacamos os seguintes:
- Automação de tarefas;
- Padronização e controle unificados em uma só plataforma;
- Redução de erros;
- Organização fiscal e financeira;
- Análise estratégica de dados compilados.
Veja também: como decidir pelo melhor ERP para a sua empresa
Existem diferenças entre os sistemas de gestão empresarial ERP e WMS?
Como vimos, o ERP tem uma atuação mais completa, é a espinha dorsal da organização, já o WMS é uma solução pensada especificamente para armazéns e centros de distribuição logísticos.
Isso não significa, entretanto, que não possam ser produtos que trabalham integrados, em harmonia. Uma vez que o ERP é mais abrangente, você pode contar com outros sistemas de gestão empresarial para ter mais controle, produtividade e precisão na sua tomada de decisão — além dos benefícios já citados ao longo do artigo.
Se você deseja entender na prática como o Vensis ERP trabalha e suas possibilidades de integração com outras soluções, entre em contato com nossos especialistas.