Sua distribuidora está por dentro do Phygital?
Durante a pandemia, muitas empresas tiveram que recorrer ao meio digital não apenas para potencializar as vendas, mas para permanecerem abertas.
Não à toa, quase 90% das empresas do país aderiram, de alguma forma, na transformação digital. Sinal de que unir o físico e o digital é mais do que uma tendência, mas um caminho sem volta e que até já inspirou um conceito para essa integração: o Phygiytal.
Afinal, o meio físico não vai ser extinto, mas a integração com as conveniências da internet é fundamental. E, por isso, vamos falar mais sobre o termo Phygital e mostrar quais são os benefícios para a sua distribuidora. Confira!
O que é Phygital?
Imagine a possibilidade de criar uma fusão entre o mundo físico e o mundo digital? Isso já acontece de diferentes maneiras e é a grande proposta do Phygital.
Quer ver um exemplo? Clientes que vão a uma loja física, experimentam o produto, e concluem a compra na internet. Isso tudo cria uma integração maior entre a empresa e os clientes, mas também reforça uma qualidade determinante para o sucesso dessa empreitada — que é o aprofundamento de soluções integráveis.
Por exemplo: seu e-commerce deve dialogar com a sua unidade física, da mesma maneira que os seus canais de atendimento devem ser analógicos e virtuais (estando, acima de tudo, onde o seu consumidor está), estando muito bem relacionado com cada etapa da sua jornada do consumidor.
Muita coisa muda com o modelo de negócios Phygital, mas seus benefícios estão intimamente relacionados com o seu planejamento.
Como aplicar o Phygital na sua distribuidora?
Uma coisa não muda, ao aplicar esse conceito: o poder de decisão ainda é do consumidor.
A diferença é que você estabelece mais meios de informação, solução de dúvidas, orientação e relacionamento para que essa escolha ocorra com fluidez e assertividade.
Para tanto, sua distribuidora deve considerar alguns elementos-chave para isso, como:
- definição do seu público-alvo e colocá-lo no centro do seu planejamento de estratégias. Para isso, foque em resolver as “dores” desse consumidor;
- proporcione experiências que tornem todas as etapas de compra mais fáceis, agradáveis e o mais personalizadas possível;
- use a tecnologia para ser a sua aliada.
Nesse último ponto, é determinante destacar o quanto o conceito de omnichannel pode transformar a sua empresa para melhor!
Afinal, concentrar-se onde o seu cliente em potencial e consumidores estão é uma maneira eficiente de atrair pessoas e reter aquelas que já usam seus produtos ou serviços.
Vale, ainda, observar a importância do treinamento de suas equipes. Com o Phygital, elas entendem que o uso do digital não exclui a importância do físico — e vice-versa. O entendimento do perfil do consumidor permite que uma pesquisa digital evolua para uma compra em sua loja, e também que um atendimento exemplar, presencialmente, faça com que o consumidor consulte primeiro a sua marca para tirar qualquer dúvida sobre o assunto.
O que gera um relacionamento de qualidade e duradouro independentemente de onde a venda seja concluída.
Como iniciar a mudança?
O Phygital chegou para ficar, e você precisa de tecnologias adequadas para integrar ambos os mundos. Nesse sentido, softwares de gestão proporcionam tudo aquilo que você precisa: dados cruzados e atualizados em tempo real, e integradamente, para que exista um alinhamento constante entre o físico e o digital.
O que vale para os serviços de estoque e também às etapas de logística, além do atendimento ao consumidor e o registro de histórico de cada um deles. São fatores que ajudam a fortalecer a sua força de vendas e garantir ainda mais proximidade com as demandas do seu público-alvo.
Quer saber como podemos ajudar especificamente a sua demanda e transformar a sua distribuidora em Phygital? Entre em contato e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!