Tendências da Tecnologia Industrial
A ideia de alinhar-se à indústria 4.0 é clara: alinhar produtividade com boa dose de economia e planejamento por meio do auxílio tecnológico. A questão é: quais são as principais e mais eficientes soluções da tecnologia industrial?
Para responder a essa pergunta, preparamos este post. Confira, nos tópicos abaixo, quais são as ferramentas e soluções que são tendência para os próximos anos. Como elas podem contribuir com inovação de ponta para a automatização de processos e agregar ainda mais valor ao seu fluxo de trabalho.
6 Grandes Tendências da Tecnologia Industrial
Big Data
Com as novas soluções de tecnologia industrial, adquirimos a capacidade de armazenar e compilar dados de maneira automatizada e em ritmo incessante. Com o auxílio de ferramentas de análise, é possível ter agilidade, precisão e assertividade na tomada de decisão.
Um exemplo: o monitoramento da produtividade de um maquinário, permitindo a comparação entre todos os equipamentos para identificar tanto a quantidade produtiva ideal, quanto o número real produzido em determinado período.
Computação em Nuvem
Uma verdadeira revolução na maneira de armazenar informações, a computação em nuvem reduziu a necessidade de infraestrutura física (como os robustos servidores) e ainda trouxe segurança ao acesso, edição e compartilhamento de dados.
Além disso, a nuvem é a base para soluções que trouxeram mobilidade ampla às empresas, como o ERP, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.
Além de integrar em tempo real as informações, de maneira que todos os funcionários vejam os mesmos dados e não ocorram gargalos produtivos.
Augmented Analytics
O termo acima, em inglês, remete à tecnologia de análise aumentada. Com o auxílio de outras soluções, como a inteligência artificial e o machine learning, fica ainda mais fácil (e automatizado) conhecer insights e diagnósticos para a sua indústria obter performances sempre melhores.
Sistemas com Análise aumentada tem como base as atividades neurais dos humanos, onde a máquina pode aprender e evoluir, aprimorando suas ações, identificando padrões, gerando soluções e explicando possíveis problemas.
A aplicação da Augmented Analytics ainda é muito incipiente, mas é um dos caminhos certos para o futuro da indústria.
IOT (Internet das coisas)
Outra boa tendência em tecnologia industrial. Com sensores e dispositivos variados integrados que se comunicam entre si, a Internet das Coisas pode alimentar o seu sistema para ter informações valiosas de maneira veloz e precisa, além de terem a capacidade de realizarem atividades à distância.
Assim, cabe o monitoramento dos seus profissionais para saber se o maquinário permanece em níveis ideais de produtividade.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é oferecida por meio de sistemas que, com base na análise de dados gerados no dia a dia da sua indústria, permite análises de padronização para que seus profissionais e equipamentos possam ter performances cada vez melhores.
Sistemas Integrados
Por fim, temos os sistemas integrados, que não são mais novidade, mas nem por isso perderam sua importância. Eles são os responsáveis por unir os setores da empresa e garantir insights valiosos para identificar carências e também novas oportunidades para melhorar essas áreas.
Exemplo: os setores de venda e o estoque, integrados, ganham em agilidade para o planejamento de compras e também de gestão dos seus itens. Com base nos registros, você identifica uma quantia ideal para se manter competitivo no mercado e gerar resultados sempre mais relevantes e positivos.
Quer saber mais a respeito desse tipo de tecnologia industrial e como ela pode agregar ainda mais valor ao seu negócio? Basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas!