Ticket Médio e a Saúde Financeira da Empresa
Entre os principais indicadores de desempenho, o ticket médio é um que importa bastante para os empreendedores. Afinal, ele aponta não só o estado de saúde financeira da empresa como desenha o perfil dos seus clientes e suas respectivas preferências de consumo.
Ao entender melhor o ticket médio, fica mais fácil criar estratégias de vendas e identificar quais produtos ou serviços são os mais consumidos.
Vamos ver então como isso funciona na prática? Basta seguir com esta leitura!
O que é Ticket Médio?
Por meio do ticket médio é possível compreender qual é o valor médio que os clientes gastam na sua empresa. Quanto maior o ticket médio, então, maior é o consumo dos consumidores de suas soluções.
Saber o ticket médio é de grande valia porque mostra também o comportamento dos seus clientes. E, com isso, fica mais fácil identificar estratégias de fidelização para retê-los e também para atrair novos consumidores a partir dessa boa relação.
Como Calcular o Ticket Médio?
Comece com uma análise histórica de vendas na sua empresa. Em seguida, identifique quais foram as vendas executadas nesse período de estudo e divida-o pelo número de clientes que fizeram compras.
Com isso, a fórmula para calcular é a seguinte:
Ticket médio = valor total de vendas / número de clientes que fizeram as compras
Isso ajuda a mostrar o quanto sua empresa tem agregado em versatilidade de serviços e/ou produtos para o consumidor. E evidencia também quais são as soluções com mais (e menor) saída.
Como Aumentar esse Indicador?
Para entender melhor o quanto o ticket médio pode agregar às suas estratégias e ao desenvolvimento da sua marca, confira algumas dicas que separamos para melhorar esse índice de maneira contínua:
- Aumente e diversifique a gama de serviços e/ou produtos da sua empresa para que os clientes adquiram mais de um deles em uma só compra;
- Ofereça diferenciais exclusivos, como frete grátis a partir de um determinado número de valor gasto ou de quantidade de produtos comprados;
- Avalie constantemente a jornada de compra do seu público-alvo e as suas necessidades e objetivos para alinhá-las às suas soluções oferecidas;
- Aproveite as datas sazonais e crie ofertas exclusivas para estimular a compra;
- Invista na experiência do cliente. Uma visita positiva à sua loja pode servir para a fidelização e para que o consumo surja de maneira natural e que agregue valor ao cliente;
- Ofereça descontos. A estratégia, aqui, é similar à citada acima sobre o frete grátis. Basta conceder descontos conforme as compras realizadas, garantindo que o cliente se sinta estimulado a comprar mais;
- Invista em treinamento de funcionários para que eles entendam não apenas os pilares institucionais da empresa, mas as necessidades do seu público-alvo também.
Lembrando, por fim, que o ticket médio pode ser ainda melhor se você realizou — e realiza periodicamente — um eficiente trabalho de precificação. Isso tudo é decisivo para que os lucros sejam bons para o seu negócio e, complementarmente, ofereça condições interessantes de compra para o seu consumidor.
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