Implementar um ERP Garante a Transformação Digital?
A sociedade digital que vivemos atualmente, é uma série de consequências aprimoradas por meio da transformação digital. Ou seja: a transição do analógico para as soluções online que trazem diversos benefícios para as pessoas e também para as empresas.
E já provamos diversas vezes, por aqui, que o ERP é parte elementar desse processo.
Mas a questão é: só ele já causa essa revolução digital na sua empresa?
Vamos responder a essa pergunta ao longo deste artigo. Continue com a leitura!
O ERP e a Transformação Digital
O ERP pode integrar os setores de uma empresa, automatizar processos e tornar a tomada de decisão ágil e precisa. Acontece que não é só isso que um negócio precisa para desenvolver-se dentro da transformação digital. Como adiantamos, é um passo, sim, mas não o único dessa caminhada.
Afinal de contas, essa mudança começa no pensamento. Ou seja: na ciência do que a tecnologia, em geral, pode fazer por você e pelo seu negócio. Não se trata apenas de investir em uma solução, mas de compreender os rumos e tendências da tecnologia para aplicá-las de acordo com as suas necessidades.
A transformação digital requer uma mudança de mindset, o repensar de crenças e a quebra de paradigmas até então norteadores de qualquer ação empresarial. A eficiência deve ser o guia para a abertura de metodologias mais ágeis, inovadoras e em consonância com a tecnologia disponível em nossos tempos.
Ainda que o ERP ajude, e muito, no desenvolvimento da sua empresa, a transformação digital é um processo contínuo e que vai além da tecnologia.
O Auxílio do ERP na Transformação
Para entender melhor como um e outro se associam à rotina da sua empresa, vamos destacar alguns pontos em particular do ERP e como ele se associa ao processo de transformação digital para o seu negócio, minimizando riscos no percurso.
O primeiro deles é que o ERP, em si, é uma solução com recursos diversificados e que podem ser aplicados em diversos setores de uma empresa. Mas é, ainda, uma solução só.
A transformação digital é uma visão mais abrangente, permitindo que você identifique outros tipos de tecnologia que podem somar ou trabalhar de maneira paralela à solução de ERP por você adotada.
Além disso, o ERP é pensado para gerenciar o fluxo de trabalho. E a transformação digital pode percorrer diferentes áreas e objetivos que podem — ou não — fazer parte do trabalho do ERP.
Um exemplo disso: o uso de GPS para a área logística não tem a ver com os módulos do ERP, especificamente, mas é um adianto tecnológico que a concorrência pode não estar fazendo uso ainda.
A automatização de processos é outro elemento positivo do ERP e que tem total relação com a transformação digital. Mas o conceito de transformação em si não precisa ser focado em automatização.
Dessa maneira, vale pensar no quanto você precisa de um ERP para ajudar no desenvolvimento da sua empresa, nesse sentido, já que ele tira diversas atividades mecânicas e burocracias dos seus funcionários para realizá-las de maneira automatizada.
Vale a pena, então, ter um sistema de ERP para crescer continuamente no seu ramo de atuação. Esse tipo de solução é parte elementar da transformação digital de empresas de qualquer setor ou porte, mas, como destacamos, ele é somente um pedaço dessa transformação cultural dentro da organização.
Caso você queira dar um primeiro passo certeiro na direção de uma transformação digital definitiva para a sua empresa, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!