Vantagens da Gestão Integrada na Indústria
É inegável que a tecnologia causou um impacto de peso na indústria. A gestão integrada, por exemplo, é um processo muito importante que só conseguiu atingir seu potencial máximo com o avanço tecnológico e criação de sistemas.
Por meio da gestão integrada você passa a concentrar em um só lugar todos os dados relativos à performance, planejamento e índices de crescimento da sua indústria. Algo que reflete, consequentemente, na produtividade de suas equipes, na eficácia do fluxo de trabalho e em outros fatores relevantes que promovem a inteligência de negócios.
Vamos ver, então, quais são as vantagens de investir nesse tipo de tecnologia? A seguir, vamos falar tudo o que você precisa saber a respeito da gestão integrada!
O que é gestão integrada?
Da teoria à prática, a gestão integrada corresponde ao trabalho unificado de todos os departamentos da sua empresa. Assim, o setor produtivo está devidamente alinhado com as demandas do comercial, do estoque e das etapas posteriores, a fim de garantir uma padronização única para a sua indústria.
Com isso, problemas como erros na manufatura por falta de matéria-prima, por exemplo, não ocorrem mais. Afinal, o comercial já vai estar ciente do que pode — ou não — oferecer aos seus clientes.
Na mesma proporção a gestão de estoque consegue atuar de maneira mais preventiva para evitar que esse tipo de situação ocorra, já que seus profissionais vão ter uma noção aproximada da demanda.
Quais são as vantagens de investir nesse tipo de tecnologia?
Com base no que vimos acima, a gestão integrada pode oferecer uma série de aspectos positivos para o desenvolvimento de sua indústria — independentemente do seu setor de atuação.
E, abaixo, vamos apontar os principais deles!
Visão global e estratégica
Como destacamos, esse processo agrega uma visão estratégica ampla para a sua gestão, uma vez que todas as informações são unificadas. Dessa maneira, não ocorrem imprevistos ou qualquer tipo de problema no processo. E, em contrapartida, também ajuda a diagnosticar gargalos e a gerar novas oportunidades de melhorar todas as atividades.
Otimização dos processos produtivos
Imagine que a gestão integrada permite aos responsáveis pela parte operacional a identificação de problemas, na etapa comercial, que prejudicam a sua produtividade.
Assim, a gestão integrada permite que todos entendam melhor o que compete a eles, no processo como um todo. E isso permite que a produção receba melhorias de maneira contínua.
Uso consciente e otimizado de recursos
Ao melhorar o processo, é possível identificar quais matérias-primas e outros recursos estão sendo mal aproveitados. E, com a padronização oferecida pela gestão integrada, é possível observar a melhor maneira de usá-los e, até mesmo, de qualificar a sua gestão de fornecedores.
Tudo porque você vai entender melhor todo o funcionamento da empresa, garantindo que você tenha os itens necessários em tempo hábil, sem interromper a produção por falta de materiais ou outros recursos.
Redução de custos
Com base em tudo o que vimos, até aqui, percebemos que a gestão integrada se traduz, também, em algo fundamental para o crescimento gradual da indústria: a redução de custos.
Ou seja: você pode aumentar a produtividade e reduzir o uso de recursos, garantindo mais resultados. E ainda otimizar os custos de todo o fluxo de trabalho. E tudo isso com base em um único investimento, que é a aquisição de uma tecnologia eficaz que promove a gestão integrada de forma eficiente.
Por onde começar a gestão integrada?
Como destacamos, a gestão integrada pode ser alcançada por meio da padronização de processos. Isso pode ser resolvido, principalmente, com o auxílio de tecnologias que unifiquem as informações relativas à sua indústria.
Assim, recomendamos que você fique por dentro das empresas que melhor oferecem esse tipo de solução para a sua organização. E, com isso, fica o nosso convite: entre em contato com um de nossos especialistas e entenda, na prática, como o Vensis ERP pode ser o diferencial que faltava para você dar os primeiros passos rumo à gestão integrada!