Vendas estratégicas são baseadas em dados de compra
Dados de compra são aliados de qualquer gestor. Afinal de contas, eles permitem análises variadas sobre os hábitos de consumo e os períodos de maior (e menor) volume de negociações. O que abre espaço para o planejamento de vendas estratégicas na sua distribuidora.
Além disso, dados são confiáveis, precisos e dizem muito sobre o histórico do seu público-alvo — individual e coletivamente. E você pode, com isso, ter muito mais controle do seu estoque, do estabelecimento de metas ou mesmo do desenvolvimento da sua empresa. Ao analisar os dados disponíveis, é possível identificar tendências e tomar decisões estratégicas embasadas em evidências. Por isso, é fundamental que você invista em um bom software de gestão de dados para obter esses insights cruciais.
Vamos ver, então, o impacto positivo dos dados de compra em vendas estratégicas, e como fazer isso no seu dia a dia!
Como usar dados de compra em vendas estratégicas
Hoje em dia, sistemas integrados permitem que você analise múltiplas informações, geradas interna e externamente, garantindo o desenho de novas estratégias.
Por exemplo: o histórico individual de um cliente pode mostrar à sua equipe de vendas o momento ideal para abordar o consumidor com uma oferta personalizada. Por exemplo, se um cliente recentemente pesquisou produtos semelhantes aos que você está vendendo, é provável que ele esteja interessado em comprar.
Além disso, o histórico do cliente pode indicar qual é o melhor momento para entrar em contato com ele e apresentar a oferta. Saber quais são as preferências do consumidor é essencial para personalizar as propostas de venda e aumentar as chances de fechar um negócio.
Mas dá para ir muito além, com o uso de dados de compra. Pois, como adiantamos, uma análise mais ampla e detalhada pode revelar insights valiosos para a criação de vendas estratégicas.
Outro exemplo: Ao analisar a periodicidade geral de compra, você consegue planejar sua gestão de estoque e ter o suficiente para suprir essa demanda. Inclusive, com sobra para eventuais aumentos esporádicos de vendas — caso tenha alguma data comemorativa que estimule os consumidores a adquirirem seus produtos em maior quantidade.
Isso é importante para não correr o risco de faltar mercadoria nos momentos em que ela é mais procurada. Por isso, é essencial fazer um bom planejamento estratégico de vendas!
Quais são as soluções para investir em dados de compra
É claro que, para isso que mencionamos acima, você deve ter dois elementos fundamentais: tecnologia e conhecimento de mercado.
A primeira é fundamental para mapear as métricas que mais interessam a análise de dados de compra e a composição de vendas estratégicas. A segunda, por sua vez, é justamente o fator determinante para saber o que verificar e como impactar positivamente o seu público-alvo.
Esse uso combinado favorece o trabalho da sua distribuidora com:
- gestão de riscos;
- assertividade e agilidade na tomada de decisão;
- redução de custos para atrair e reter clientes;
- garantir uma experiência de compra continuamente melhor para os clientes.
Esse conceito — que usa muito de Big Data, inteligência de dados, alinhamento às tendências de mercado e transformação digital — pode transformar a sua rotina.
E a do seu consumidor, sem dúvidas.
Para isso, vale a pena analisar quais tecnologias são capazes de garantir essa proximidade maior e precisa com os dados de compra. Sistemas ERP, por exemplo, têm esse poder.
A solução pode ser um diferencial e tanto para agregar mais controle, segurança, automação e capacidade analítica para toda a empresa. É um dos modelos de negócio mais eficientes, atualmente, porque também é constantemente atualizado e personalizado conforme as necessidades e objetivos da sua empresa.
Quer saber mais sobre o uso de dados de compra para criar experiências melhores para seus clientes — e mais vendas estratégicas? Basta entrar em contato com um de nossos especialistas, e eles vão explicar de maneira alinhada às características da sua distribuidora!